O elevado número de casos de dengue em Londrina levou a 17 Regional de Saúde (RS) a ampliar a discussão para evitar que a epidemia instalada na cidade atinja os municípios da região. Das 4.375 notificações da doença em Londrina, 863 já estão confirmadas. Somados aos da região, o número se eleva para 1.069 casos. Secretários municipais de saúde e diretores de escolas estaduais participaram, ontem de manhã, de uma reunião organizada pela Regional com o Núcleo Regional de Educação (NRE). O objetivo, segundo o chefe da 17 RS, Gilberto Martin, é institucionalizar a participação das escolas e dos 20 municípios que integram o órgão no combate à doença.
Martin citou que a descentralização dos exames para confirmação da doença, que estão sendo realizados pelo Hospital Universitário, está permitindo diagnósticos mais precisos e rápidos. Segundo ele, o Estado fornece os kits de exames além de reforços para o hospital em recursos humanos, computador, equipamento de leitura e freezer, com isso já é possível realizar até 400 exames/dia. O chefe da 17 RS disse também que em 20 dias foram realizadas três pulverizações de inseticida em toda a cidade. ''Já estamos sentindo reflexos na redução das notificações'', garantiu.
No próximo sábado, dia ''D'' de combate, já estão confirmadas a participação de 17 escolas de Londrina e 12 da região, em mutirões de verificação de focos do mosquito nos quintais e conscientizando os moradores. Para o chefe do NRE, Rony dos Santos Alves, é preciso o envolvimento dos estabelecimentos de ensino nesse combate. Ele lembrou que só em Londrina a rede estadual de ensino possui 163 mil alunos. ''Temos um pequeno exército de agentes capazes de levar informações e conscientizar famílias'', destacou.
Mas não é só Londrina que está assustada com os casos de dengue, em Cambé já são 154 casos confirmados. Além da proximidade com Londrina, há focos de infestação do mosquito em um bairro, o Jardim Novo Bandeirantes. Segundo a diretora do Departamento de Vigilância e Saúde Coletiva, Maria de Brito Lô Sarzi, mutirões de limpeza também foram realizados com o objetivo de reduzir o foco.
Mesmo os municípios onde ainda não há casos da doença, como em Alvorada do Sul (68 km ao norte de Londrina ), iniciaram um trabalho preventivo. O secretário José Luiz Gil disse que o município possui 26 agentes trabalhando no repasse de informções.
Já em Bela Vista do Paraíso (40 km a norte de Londrina), a Secretaria de Saúde está premiando os moradores que cuidam dos quintais. Durante as visita de inspeção, os agentes de saúde entregam cupons para quem não tem focos do mosquito em casa. O encerramento da campanha será no dia 7 de julho, com um show, onde serão sorteados cinco prêmios: uma televisão de 20 polegadas, um fogão, uma bicicleta, um liquidificador e um ventilador.

mockup