Saúde prepara mais uma megaoperação contra o Aedes
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de abril de 2003
Chiara Papali<br> Reportagem Local 
Uma ''megaoperação'' para combater o mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti) durante o inverno foi anunciada, ontem, pelo diretor da 17 Regional de Saúde, Gilberto Martin. Apesar de índices baixos de infestação do mosquito durante o inverno não significarem que não possa ocorrer uma epidemia no verão seguinte, o que se busca com esse tipo de operação é a permanente mobilização das pessoas e a interrupção da circulação viral da dengue. ''A epidemia mobilizou as pessoas, preocupadas com o grande número de casos, alguns de dengue hemorrágica; o desafio é manter isso no inverno, quando o número de casos deve cair, e depois'', avaliou o secretário municipal de Saúde, Sílvio Fernandes.
No inverno do ano passado, em Londrina, o índice do mosquito era menor que 1%, segundo Fernandes, o que não impediu a epidemia na cidade durante o verão. Londrina já tem 1.466 casos positivos da doença e cerca de 7,4 mil notificações. O último levantamento feito em fevereiro deste ano apontou índice de 4,95% de presença do mosquito.
Outras ''megaoperações'', como o Dia D nacional e o municipal, além de dezenas de arrastões, panfletagens e mutirões nos bairros da cidade, foram realizados nos últimos meses. O resultado, pelo menos numérico (diminuição do número de casos), ainda não apareceu. Londrina continua a primeira cidade do Estado em confirmações, seguida por Foz do Iguaçu (312), Cambé (284) e Assis Chateaubriand (269). Apesar disso, Martin considera a ''Operação Inverno'' importante. ''Dengue não é matemática e o resultado dessas atividades foi sensibilizar e conscientizar mais as pessoas'', afirmou.
Hoje, o promotor de Defesa dos Direitos e Garantias Constitucionais, Paulo Tavares, deve ouvir a família de Isabel Cristina Fidelis Ramos, de 29 anos, que morreu na última sexta-feira, vítima de dengue hemorrágica. A família acha que houve negligência no atendimento médico. O promotor explicou que serão investigados os procedimentos do posto e do Hospital da Zona Sul, onde Isabel foi atendida. Só depois disso é que poderá instaurar possíveis ações criminal e de indenização.
Amanhã, o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Murilo Xavier, vem a Londrina conhecer a equipe de combate a dengue da secretaria de Saúde. O secretário também participa da abertura da Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.


