Saúde pesquisa infestação de Aedes
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 04 de julho de 2007
Mariana Guerin<br> Reportagem Local 
Começou na última segunda o Levantamento de Índice Rápido do Aedes (Lira), da Secretaria Municipal de Saúde, que pretende atualizar os números da infestação do mosquito Aedes aegytpi em Londrina. Os trabalhos terminam na sexta e os resultados devem ser apresentados no início da semana que vem. Conforme o coordenador de endemias da Saúde, Luiz Alfredo Gonçalves, pelo menos 200 agentes de controle de endemias estão envolvidos no levantamento, entre campo e laboratório. As residências foram escolhidas pelo sistema de dados da Secretaria.
''O sistema sorteou as quadras e em cada quadra serão analisados 20% dos imóveis'', explicou Gonçalves. Segundo ele, cerca de 5% das casas de Londrina, ou 9 mil imóveis, serão inspecionados. O coordenador acredita que o índice de infestação ficará abaixo do valor registrado no último levantamento, feito entre os dias 27 e 30 de março. Na época, o índice de infestação do Aedes em Londrina era de 1,1%, considerado médio dentro dos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para Gonçalves, redução de notificações e casos de dengue, mutirões em todas as regiões da cidade e diminuição da temperatura são fatores que podem indicar queda no índice de infestação. No entanto, a Secretaria permanece em alerta, ''pois o clima está quente para esta época do ano''.
O levantamento vai balizar as ações de campo a serem desenvolvidas durante o inverno contra o mosquito. A cidade soma, desde o início do ano, 3.017 notificações, sendo que 2.110 já foram descartadas, 167 estão com exames em andamento e 750 foram confirmadas. Do total de casos confirmados, 700 foram originados em Londrina e 50 de outros municípios.
Entre os 20 municípios atendidos pela 17º Regional de Saúde, Londrina foi a cidade que mais registrou casos de dengue em 2007. Porecatu e Florestópolis vêm em seguida, com 434 e 404 casos confirmados, respectivamente. Cambé é a quarta cidade a registrar mais casos de dengue no Norte do Estado. Ao todo, já foram confirmados 342 casos no município vizinho, sendo 335 autóctones e sete importados.


