A secretaria municipal de Saúde liberou, nesta quarta-feira (15), a vacinação de reforço contra a Covid-19 com a dose bivalente para a população a partir dos 60 anos. São aproximadamente 12 mil londrinenses nesta faixa etária que já podem fazer o agendamento no site da prefeitura (londrina.pr.gov.br/). A pasta também autorizou a aplicação do imunizante em grávidas e puérperas, mulheres que estão no período após o parto.

LEIA TAMBÉM: Baixa procura pela vacina bivalente preocupa Sesa

As doses estão disponibilizadas em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde). “Londrina é um dos primeiros municípios a contemplar a população de grávidas e puérperas, haja vista que temos disponibilidade de vacina e baixa procura da população”, destacou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

No sábado (18) será feito um mutirão, das 8h às 18h, nos postos de saúde dos jardins Alvorada, do Sol (ambos na zona oeste) e do Parque Ouro Branco (zona sul). “Essas três unidades vão ofertar em torno de 2.600 a 2.800 vagas de vacina”, informou. A vacina bivalente protege contra as cepas originais do vírus e a variante ômicron. Durante o mutirão do fim de semana passado foram aplicadas somente 2.807 vacinas: 2.557 bivalentes e 250 mono, para o público em geral.

Só pode receber a dose bivalente a pessoa que já concluiu o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses monovalentes. A Campanha Nacional de Vacinação começou em 27 de fevereiro com as pessoas consideradas de grupos de risco.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.