Saúde inicia semana de conscientização contra dengue
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 02 de dezembro de 2014
Celso Felizardo<br>Reportagem Local 
Londrina Os agentes de endemias de Londrina começaram ontem a fazer mutirões de limpeza e remoção de criadouros do mosquito da dengue por toda a cidade. As ações, juntamente com campanhas educativas de prevenção, fazem parte da Semana de Conscientização contra a Dengue, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), em parceria com o Ministério da Saúde. A programação segue até sábado, Dia D de mobilização nacional no combate à doença.
O descuido com vasos, bebedouros de animais e recipientes espalhados pelos quintais continua sendo a principal brecha para a proliferação do Aedes aegypti. Na manhã de ontem, agentes retiraram mais de 10 sacos de lixo de uma casa, na Rua Tamareiras, no Jardim Interlagos (zona leste). O mato alto chamou a atenção. Quando eles entraram no quintal, se depararam com latinhas, embalagens de maços de cigarros e alguns móveis velhos que acumulavam água da chuva.
O morador, um homem de 57 anos, contou que mora de favor na casa e que sofre problemas na coluna. "Eu comecei a juntar esse lixo todo, mas não aguentei", justificou. Valmira Guimarães da Silva, de 52 anos, conta que o ajuda com comida, mas teme pela sujeira ao lado. "É uma situação complicada, tenho pena dele, mas fico muito apreensiva com o risco de dengue. É muito lixo", expôs. O morador foi orientado pelos agentes.
No mesmo bairro, a moradora Maria Célia Fernandes de Souza recebeu instruções dos agentes para colocar água sanitária duas vezes por semana no ralo do quintal e em um tambor de água usada para lavar o quintal e regar as plantas. "A visita deles é sempre bem-vinda, nos ensina a agir corretamente e fiscaliza a imprudência de alguns vizinhos". A supervisora de área, Ângela Aparecida Corrêa Mota, disse que o nível de conscientização na zona leste melhorou. "No geral, temos uma boa resposta, mas basta um morador descuidado para causar um estrago", advertiu.
O 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), divulgado no final de outubro, apontou Londrina com a taxa de 1% de infestação, valor considerado o limite aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A infestação nas regiões norte e central é de 1,21%, na oeste atinge 1,05%, na leste 0,88% e na sul 0,87%.
EDUCAÇÃO
O setor de Endemias também vai desenvolver uma série de palestras e atividades para orientar a população no combate ao mosquito. A agente de gestão pública do setor de Endemias, Lucimara Vasconcelos, diz que a semana em Londrina vai servir como mais uma oportunidade para reforçar para a comunidade a importância da prevenção para evitar a propagação da doença.
Amanhã, às 11 horas, os agentes farão na Embrapa, em parceria com o Colégio Estadual Profª Adélia Dionísio Barbosa e o Portal do Poeta Brasileiro, uma atividade de conscientização em um espaço destinado a poesias sobre a dengue desenvolvidas por alunos. Na quarta-feira, a partir das 9 horas, 25 alunos do Colégio Estadual Dr. Willie Davids (R. Guaranís, 874 - Vila Casoni) vão fazer uma ação de divulgação junto à comunidade escolar, levando informações aos comércios e moradores da região.
Na quinta-feira, a partir das 7 horas, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Panissa/Maracanã (Rua Ginástica Olímpica nº 195 Jardim Maracanã) terá agentes de saúde oferecendo informações para educar a população local sobre os cuidados básicos necessários para evitar e eliminar os criadouros do vetor. A programação segue na sexta, às 8h30, na Farmácia Popular de Londrina (Rua Minas Gerais, 29), local por onde passam, diariamente, cerca de 400 pessoas, e o Hospital da Zona Norte (Rua Odilo Braga, 199).
Para encerrar a Semana, no sábado, o Dia D nacional de combate à dengue, várias ações vão tomar o Calçadão de Londrina em um grande mutirão para divulgar e informar a população e os comerciantes locais.


