Saúde inicia 3º LIRAa do ano
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 16 de julho de 2019
Pedro Marconi - Grupo Folha
A coordenação de Controle de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta segunda-feira (15) o trabalho de campo necessário para elaborar o 3º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2019. A ação prossegue até sábado (20) e, nesta etapa, os agentes irão vistoriar cerca de nove mil imóveis para identificar locais com água parada e focos do mosquito.
A previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 1º de agosto. A vistoria será feita em imóveis residenciais e comerciais, além de construções e terrenos baldios, abrangendo aproximadamente 200 localidades da área urbana. O 2º LIRAa de 2019, divulgado maio, apontou um índice de infestação predial (IIP) dede 5,3%.
Durante o trabalho de campo, os agentes fazem a vistoria e, quando são encontrados pontos com água parada e de focos do mosquito, é feito o recolhimento da amostra, que é enviada para o laboratório. Com a ação, é possível identificar se os materiais coletados são provenientes do Aedes aegypti ou de outro mosquito. O restante dos focos é eliminado pelos agentes, os quais também orientam os moradores sobre como evitar a proliferação do Aedes.
Agentes irão vistoriar cerca de nove mil imóveis para identificar locais com água parada e focos do mosquito