A campanha de vacinação contra o sarampo termina no sábado em Curitiba e outros oito municípios da Região Metropolitana. O secretário de Estado da Saúde, Armando Raggio, anuncia hoje os resultados da campanha iniciada no dia 24 do mês passado e que tem como público-alvo a população com idade entre 15 e 39 anos. Até sexta-feira, dia 30, 473.873 doses tinham sido aplicadas nos nove municípios, o que correponde a 51,2% da população-alvo.
Em Curitiba, no fim de semana, cerca de 92,6 mil pessoas foram vacinadas. Postos volantes foram montados nos grandes supermercados, shoppings, terminais de ônibus e em três cemitérios, aproveitando o Dia de Finados. A meta na capital é imunizar, até sábado, cerca de 540 mil pessoas. Já foram vacinadas 468,5 mil pessoas, o que corresponde a 87% da população-alvo. Quem ainda não tomou a vacina utilizada, a tríplice viral, também contra contra a rubéola e a caxumba - deve procurar as unidades de saúde. A prefeitura também terá postos volantes nos terminais do Boqueirão e Hauer, das 17 às 20 horas.
Varredura - Além das unidades de saúde e terminais, os oito distritos sanitários do município montaram postos volantes de vacinação em vários locais da cidade. No Pinheirinho e Portão, área onde se concentram grandes indústrias, a prefeitura vacinou funcionários de cerca de 100 empresas. Hoje e amanhã, o Distrito Sanitário Pinheirinho vai vacinar os funcionários da Bosch, na Cidade Industrial.
No Bairro Novo, a vacinação estará concentrada nos frigoríficos da região. O DS Boqueirão vai fazer uma varredura nos estabelecimentos comerciais e escolas da região, vacinando funcionários e estudantes. Com a operação concentrada, alguns distritos sanitários já cumpriram a meta de vacinação. No Pinheirinho, a cobertura vacinal foi de 62 mil pessoas. O DS Matriz também superou a meta de 78 mil, atingindo 85,3 mil pessoas. No DS Portão, 98,4% (116,6 mil) da população dos bairros de abrangência foi imunizada contra o sarampo.Marcelo AlmeidaEm Curitiba, vacinação em massa no fim-de-semana garantiu imunização de 468,5 mil pessoas, o que corresponde a 87% da população-alvoAndrea Vendramini

mockup