As pessoas entre 20 e 49 anos são os alvos da atual fase de vacinação contra o sarampo. Em Londrina, uma ação vai ocorrer no sábado (8), das 8h às 14h, em três locais, com disponibilização de sete mil doses. É necessário fazer agendamento on-line, que abriu nesta terça-feira (4). Segundo Sônia Fernandes, diretora de Vigilância em Saúde do município, esta população foi a que teve mais registros no País nos últimos meses. “O Ministério da Saúde tem a intenção de fazer essa dose adicional, uma medida não só de prevenção, mas de controle, para ver se conseguimos, mais uma vez, volta a ficar sem o sarampo”, destacou. Em 2016, o Brasil foi certificado pela Opas (Organização Pan-Americana da Saúde) como livre do sarampo. Três anos depois, um surto foi registrado, com o vírus voltando a circular.

Imagem ilustrativa da imagem Saúde de Londrina realiza vacinação contra sarampo
| Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil

Fernandes explicou que a reintrodução da doença no País aconteceu de duas formas. “O pessoal que veio da Venezuela acabou trazendo. Outra forma foi pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul, com pessoas vindas da Europa, que não tem tradição de vacinação do sarampo. Eles são muito refratários. Isso abre possibilidade para epidemias, que são constantes”, contextualizou.

Entre agosto do ano passado e o final de julho de 2020, Londrina contabilizou nove casos de sarampo. A meta é imunizar 95% das 250 mil pessoas entre 20 e 49 anos na cidade. Na avaliação da diretora de Vigilância em Saúde, as faixas etárias são de perfis bem distintos. “Temos pessoas com 50 anos que vivenciaram várias doenças na infância, trazem isso na memória e se preocupam. Mas temos a geração que está com 30 anos ou mais jovens, que não valorizam, que focam apenas no que têm acesso à internet.”

CONTÁGIO

O sarampo é uma infecção aguda e altamente contagiosa, que acomete todas as faixas etárias, podendo levar a complicações, inclusive, a morte. Uma pessoa infectada, por exemplo, pode transmitir para 90% dos indivíduos próximos que não estejam imunes. Uma das manifestações que mais chamam atenção são manchas pelo corpo, entretanto, outros sintomas similares a de enfermidades respiratórias são perceptíveis, como febre, tosse e mal-estar.

IMUNIZAÇÃO

Quem desejar, pode ter acesso à vacina direto nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), mas é necessário agendar previamente, pelo telefone. A intenção é de que uma nova mobilização seja promovida no dia 15 de agosto, sábado, com aplicação de doses contra a influenza e o sarampo. A organização será pelo sistema drive-thru, em um shopping na zona sul de Londrina.

Não existe contraindicação em receber a imunização contra as duas doenças sem intervalo mínimo de tempo. “A pessoa que recebeu a vacina da influenza, pode receber a do sarampo e vice-versa, sem nenhum tipo de problema. No dia 15, daremos esta oportunidade, com as duas doses num mesmo momento”, esclareceu.

Imagem ilustrativa da imagem Saúde de Londrina realiza vacinação contra sarampo
| Foto: Folha Arte

CAMPANHA

A vacinação contra o sarampo vem acontecendo desde o ano passado. As duas primeiras etapas, em 2019, foram voltadas para crianças de seis meses a menores de cinco anos e para a população de 20 a 29 anos. A terceira etapa, no primeiro trimestre deste ano, teve como alvo a faixa etária de cinco a 19 anos. O atual estágio, que começou em março, será encerrado em 31 de agosto.

A secretaria municipal de Saúde decidiu concentrar a campanha em agosto, por conta do enfrentamento à epidemia de dengue, coronavírus e influenza. As doses de sábado vão ser fornecidas no CMEI (Centro de Educação Infantil) Valéria Veronesi, no centro; escola municipal Moacyr Teixeira, região norte; e a antiga sede da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Guanabara, na rua Valparaíso, sul.

SERVIÇO – O agendamento para a vacinação de sábado pode ser feito pelo site londrina.pr.gov.br .