Saúde de Apucarana define bairros para aplicação do fumacê
Veículos passarão por cerca de 60 localidades; ação faz parte do pacote de medidas para evitar epidemia de dengue
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 04 de janeiro de 2024
Veículos passarão por cerca de 60 localidades; ação faz parte do pacote de medidas para evitar epidemia de dengue
Reportagem local

A partir da análise dos números de casos de dengue, a AMS (Autarquia Municipal de Saúde) definiu os bairros e regiões de Apucarana (Centro-Norte) prioritários para a aplicação do fumacê - inseticida para combater o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. O serviço será executado com veículos e faz parte de uma série de medidas adotadas para evitar o avanço da epidemia.
O prefeito Junior da Femac determinou a montagem de uma força-tarefa, diante do crescimento dos casos de dengue no Município. No início da segunda quinzena de dezembro de 2023, Apucarana somava 152 casos de dengue, número que subiu para 774 casos no início de janeiro de 2024.
“A nossa equipe fez uma análise do número de casos por bairro e elencou as 60 regiões prioritárias por onde nos próximos dias passarão os veículos que farão a aplicação do fumacê”, afirma o prefeito.
Integram a força-tarefa os secretários municipais de Saúde, Emídio Bachiega, de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior, e de Serviços Públicos, Mauro Toshio Kitano. “Essas secretarias vão coordenar todo esse trabalho, que contará com o apoio de todas as demais secretarias municipais. Vamos colocar em prática uma série de ações e contamos muito com o auxílio para população para que elas tenham o resultado esperado”, frisa.

CAMPANHA
“Estamos fazendo campanhas permanentes de prevenção e alerta nos meios de comunicação. Vamos a campo em todos os bairros com os nossos agentes comunitários de saúde. Orientamos as famílias e fazemos vistorias nos quintais, alertando para o risco da dengue”, detalha o prefeito, reforçando que os agentes comunitários já fizeram mais de 40 mil visitas domiciliares e esse trabalho continua sendo realizado minuciosamente dia a dia em todos bairros da cidade.
Ainda segundo ele, Apucarana fez capacitação para mais de 500 profissionais incluindo médicos, enfermeiros e agentes de saúde e de endemias, sobre novos procedimentos no enfrentamento da dengue.
Outra medida, adotada a partir de dezembro foi a preparação de um local preferencial para atendimentos de pacientes com dengue ou suspeita de dengue. Trata-se da Unidade Básica der Saúde Bolivar Pavão, na Avenida Central do Paraná, que atende das 7 às 22 horas.
Bachiega avalia que o clima quente e as chuvas constantes também contribuíram para o avanço do Aedes Aegypti. “Infelizmente, nem todos se engajaram nessa luta e deixaram de cuidar de seus quintais, gerando uma situação favorável para a proliferação do mosquito”, assinala o secretário, frisando que os alertas para os riscos da dengue vem sendo feitos no sentido de eliminar focos, prevenir e evitar um cenário mais complicado.
LISTA
Os bairros que receberão aplicação do fumacê em caráter de urgência são os seguintes:
João Paulo – Mirian – Primavera – Gramados
Orlando Bacarin
Colônia dos Novos Produtores
Guaracy Freire
Jardim Figueira
Vila Regina
Jardim Sol Nascente
Vila Apucaraninha
Parque Bela Vista
Jardim Novo Horizonte
Afonso Camargo
Texas
Marcos Freire
Mathias Hoffman
Vale Verde
Chacrinha
Araucária
Dom Romeu
Sanches dos Santos
Djalma Mendes
Cidade Educação
Mega Park
Solo Sagrado
Vivere Parc
Jardim Ponta Grossa – Jardim Diamantina – Mercadante – Casagrande
Marissol
Residencial da Raposa
Sabiá
Andorinhas
Garcia
Trabalhista
Jardim Aviação
Jardim Colonial
Jardim Santiago
Sumatra
Jaçanã
Castelo Branco
Vila Nova
Jardim Tibagi
Jardim Tarobá
Ana Luiza
Belvedere
Recanto do Lago
Monte Sião
Fariz Gebrim
Adriano Correia
Pirapó
Vila Reis
Jardim Curitiba
Interlagos
Veneza
(Com informações da Prefeitura de Apucarana)

