Uma equipe da secretaria municipal de Saúde de Londrina se soma aos servidores da secretaria municipal de Assistência Social para atuar na Operação Noite Fria. A iniciativa da prefeitura municipal oferece acolhimento, alimentação e agasalhos para a população em situação de rua que, agora, irá contar também com testes e vacinação contra Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Saúde aplica vacina contra Covid nos atendimentos da Noite Fria
| Foto: Emerson Dias - NCom

Na chegada dos acolhidos às entidades vinculadas na Operação Noite Fria, os profissionais de Saúde fazem triagem e testagem rápida de antígeno, para detectar possíveis casos de Covid-19. Os casos suspeitos e positivados serão encaminhados a um acolhimento específico, que permite o isolamento social pelo período adequado e com acompanhamento profissional.

E pela manhã é realizada a aplicação da vacina contra Covid-19. A população em situação de rua é um dos grupos prioritários da campanha nacional, e o atendimento a essas pessoas é oferecido em Londrina desde o início de julho.

A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, afirmou que é essencial a parceria com a SMS, voltada a garantir a segurança de todos os acolhidos e profissionais envolvidos. “Muitas pessoas que antes não aceitavam o acolhimento agora estão aderindo, e eles são mais vulneráveis ao coronavírus. Então a testagem trará mais segurança para essas pessoas e os demais, pois temos uma casa preparada para receber os suspeitos e positivados. Outro ganho é levarmos a vacinação onde a população de rua está, ampliando a cobertura deste grupo e beneficiando a saúde de todos”, disse.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, cinco equipes de profissionais da SMS atuam em todas as unidades de acolhimento na cidade. “A Operação Noite Fria é um trabalho muito importante que a Prefeitura está realizando. E o prefeito Marcelo Belinati pediu às secretarias que se articulassem, de forma conjunta, para atender as pessoas em situação de rua da melhor maneira possível”, explicou.

Além da testagem rápida e vacinação com as equipes volantes, uma equipe com veículo ficará disponível para transferir as pessoas com resultado positivo até o acolhimento devido, ou para unidades de saúde, se necessário. “As equipes de urgência e emergência também estão na retaguarda dessa operação, para oferecer apoio e suporte se houver necessidade de acionar o Samu. Estamos em um momento de união de toda cidade, para dar condições desses irmãos passarem as noites abrigados, bem aquecidos e com dignidade, sempre visando preservar a vida e saúde dessas pessoas”, complementou Machado. (Com informações do NCom)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1