Saúde aplica vacina contra Covid nos atendimentos da Noite Fria

Medida será realizada na chegada da população em situação de rua de Londrina nos locais de abrigo; acolhidos também serão testados

Reportagem local
Reportagem local

Uma equipe da secretaria municipal de Saúde de Londrina se soma aos servidores da secretaria municipal de Assistência Social para atuar na Operação Noite Fria. A iniciativa da prefeitura municipal oferece acolhimento, alimentação e agasalhos para a população em situação de rua que, agora, irá contar também com testes e vacinação contra Covid-19.

 

Saúde aplica vacina contra Covid nos atendimentos da Noite Fria
Emerson Dias - NCom
 


Na chegada dos acolhidos às entidades vinculadas na Operação Noite Fria, os profissionais de Saúde fazem triagem e testagem rápida de antígeno, para detectar possíveis casos de Covid-19. Os casos suspeitos e positivados serão encaminhados a um acolhimento específico, que permite o isolamento social pelo período adequado e com acompanhamento profissional.


E pela manhã é  realizada a aplicação da vacina contra Covid-19. A população em situação de rua é um dos grupos prioritários da campanha nacional, e o atendimento a essas pessoas é oferecido em Londrina desde o início de julho.


A secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, afirmou que é essencial a parceria com a SMS, voltada a garantir a segurança de todos os acolhidos e profissionais envolvidos. “Muitas pessoas que antes não aceitavam o acolhimento agora estão aderindo, e eles são mais vulneráveis ao coronavírus. Então a testagem trará mais segurança para essas pessoas e os demais, pois temos uma casa preparada para receber os suspeitos e positivados. Outro ganho é levarmos a vacinação onde a população de rua está, ampliando a cobertura deste grupo e beneficiando a saúde de todos”, disse.


De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, cinco equipes de profissionais da SMS atuam em todas as unidades de acolhimento na cidade. “A Operação Noite Fria é um trabalho muito importante que a Prefeitura está realizando. E o prefeito Marcelo Belinati pediu às secretarias que se articulassem, de forma conjunta, para atender as pessoas em situação de rua da melhor maneira possível”, explicou.


Além da testagem rápida e vacinação com as equipes volantes, uma equipe com veículo ficará disponível para transferir as pessoas com resultado positivo até o acolhimento devido, ou para unidades de saúde, se necessário. “As equipes de urgência e emergência também estão na retaguarda dessa operação, para oferecer apoio e suporte se houver necessidade de acionar o Samu. Estamos em um momento de união de toda cidade, para dar condições desses irmãos passarem as noites abrigados, bem aquecidos e com dignidade, sempre visando preservar a vida e saúde dessas pessoas”, complementou Machado. (Com informações do NCom)


Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1




Como você avalia o conteúdo que acabou ler?

Pouco satisfeito
Satisfeito
Muito satisfeito
Assine e navegue sem anúncios [+]

Últimas notícias

Continue lendo