Com o objetivo de superar a meta proposta pelo Ministério da Saúde e vacinar mais de 95% das crianças de até 4 anos contra a paralisia infantil, equipes da Secretaria Municipal da Saúde estão até buscando em casa quem precisa ser vacinado. O esforço faz parte da Campanha Nacional de Vacinação, que será realizada sábado em todo o País. No Paraná, de acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, a meta é vacinar todas as 775.650 crianças nesta faixa etária.
De acordo com a gerente de Epidemiologia do município, Sandra Caldeira, a última vez que Londrina superou a meta foi em 2001. No ano passado, 92% das crianças foram imunizadas na primeira vacinação e 89% na segunda. Por isso, foi necessário investir na busca ativa pelas crianças.
Este foi o caso de Ana Beatriz, de 1 ano, atendida no posto montado numa igreja do bairro Três Figueiras, localizado na Zona Leste de Londrina. Uma agente de saúde foi até a casa da família e incentivou que a criança fosse ao posto de vacinação, levada pela irmã Juliana, de 10.
''Por causa do barro é difícil ir até o posto (no Conjunto Lindóia). Eu estava deixando para levá-la para tomar vacina quando eu fosse no posto, na sexta-feira'', explicou a dona de casa Maria Aparecida de Souza, mãe de Ana Beatriz.
Para a também dona de casa Leida Emiko Nagaoka, 28, a iniciativa representou uma economia de tempo, uma vez que ela passa uns dias na casa da sogra, exatamente em frente ao posto de vacinação improvisado. Melhor para a filha dela, Rafaela, de um ano e um mês, que tomou as vacinas contra poliomielite e tríplice viral de uma só vez. ''Ficou fácil. Foi só atravessar a rua'', disse Leida, que garante manter a carteirinha de vacinação da filha sempre em dia.
Outra iniciativa foi a distribuição de 50 mil minipanfletos, elaborados para ajudar na conscientização de pais e responsáveis. No sábado, serão 140 pontos de vacinação, nas Unidades Básicas de Saúde, supermercados e escolas, além de um ônibus que vai percorrer pontos estratégicos.
Segundo Sandra Caldeira, a vacinação nas campanhas é indispensável mesmo para quem tomou as doses durante o ano. ''A mãe tem que pensar não só no filho dela, mas pensar que ao participar da campanha vai estar ajudando a fazer um bloqueio e impedir que o vírus da poliomielite espalhe-se'', explicou. Ela acrescentou que a poliomielite está erradicada das Américas, mas o risco existe porque casos ainda são registrados em países da Ásia e da África.
No Estado -
Para atingir todas as crianças paranaenses até 4 anos, estão sendo disponibilizadas 1,5 milhão de doses. No próximo sábado serão 7.980 postos disponíveis, atendendo das 8 às 17 horas. Perto de 12,3 mil pessoas estarão envolvidas na campanha. A segunda etapa da vacinação está marcada para 22 de agosto.
Em Maringá (Norte) serão instalados cerca de 100 pontos de vacinação. A primeira etapa da campanha será lançada hoje pela Secretaria Municipal de Saúde, no Centro Municipal de Educação Infantil Corujinha da XV. De acordo com a Coordenação de Controle de Imunobiológicos da Secretaria de Saúde, a meta para vacinação no município este ano é de 19.931 crianças menores de 5 anos.

mockup