Sapopema é conhecida por seus pontos turísticos, principalmente o Pico Agudo e as cachoeiras
Sapopema é conhecida por seus pontos turísticos, principalmente o Pico Agudo e as cachoeiras | Foto: Liz Sayuri/03/06/2014

Preocupado com um possível aumento na demanda durante este fim de semana de Carnaval, o município de Sapopema (Norte Pioneiro) está solicitando e reforçando para as pessoas agendem previamente visitas junto a hospedarias, agências de turismo, guias, transporte e demais áreas. A cidade de quase sete mil habitantes é conhecida por seus pontos turísticos, principalmente o Pico Agudo e a cachoeira do Salto das Orquídeas.

“Nosso público forte é na região de Londrina, Maringá, interior de São Paulo. Por conta do feriado de Carnaval, decreto de fechamento em Londrina, acreditamos que possa ter um movimento maior. Caso a pessoa não agende, pode acontecer de encontrar os empreendimentos e atrativos com lotação máxima, não podendo atende-la. A pessoa pode perder a viagem por não ter onde se alimentar e visitar”, alertou Jonas Godeny, secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente.

Decreto municipal publicado no ano passado impôs limitação de atendimento diante da pandemia de coronavírus. “Cada setor tem uma limitação de público conforme a necessidade, para evitar aglomeração”, destacou. O Pico Agudo, por exemplo, foi autorizado a trabalhar com adicional de 15 turistas por período, totalizando 30 por dia, mas que obrigatoriamente estejam hospedados no município. O atrativo ainda está liberado para funcionar com o máximo de 90 turistas e visitantes diariamente, divididos em dois períodos com 45 pessoas.

Pontos turísticos de Sapopema chegaram a ficar fechados em 2020 por aproximadamente dois meses. Godeny relatou que a procura tem aumentado nos últimos meses. “Muitos empreendedores nos procuraram para relatar que tem reserva até o meio do ano. Estamos tendo visitas esporádicas também durante a semana e não apenas no fim de semana”, afirmou. “Foi feito um selo municipal de qualificação depois de treinamento com os empreendedores, para saberem como tem que atuar (com segurança)”, acrescentou.

Até quarta-feira (10) Sapopema tinha 277 casos confirmados, com 35 ativos. Já morreram cinco moradores. Estão em monitoramento 144 registros.

SERVIÇO - Informações sobre agendamentos e contatos podem ser acessados em www.facebook.com/stmasapopema e na pagina no Instagram @turismosapopema .