O município de São Sebastião da Amoreira (Norte Pioneiro) tem bons motivos para comemorar. O Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no município em 2005 era de 4,1 e hoje está em 6,8. Com exceção de 2011, único ano em que houve queda na nota em relação ao ano anterior, o gráfico do município tem apresentado uma evolução positiva. Mesmo com essa pequena queda registrada há nove anos, o município tem apresentado desempenho acima da meta projetada ininterruptamente desde 2009. A nota obtida no Ideb 2019, divulgada este ano, foi de 6,8, ou seja 0,8 ponto acima da meta projetada para esta edição e 0,6 acima da meta projetada na prova de 2021.

Imagem ilustrativa da imagem São Sebastião da Amoreira comemora avanço na educação
| Foto: Lis Sayuri - 05-06-2014

A secretária municipal de Educação, Rosana Marto Hugo, afirma que a alavanca desse processo é a formação continuada que o município oferece a cada segmento. “Foi uma ação específica para cada ano ou série. O município investiu também com sistema de ensino para toda a educação infantil, porque a gente entende que a educação é uma continuidade. Quando a gente investe na base, com certeza a gente vai colher os frutos lá na frente”, apontou.

Antes de se tornar secretária da Educação, Hugo era diretora da escola municipal Morihito Yamamoto, que já apresentava bom desempenho. “Quando assumi a secretaria coloquei em prática no município o que já fazia na escola. Implantei as avaliações diagnósticas bimestrais para todas as turmas do ensino fundamental nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, com o intuito de vermos como estava o processo de aprendizagem dos alunos”, observa.

Mediante essa avaliação diagnóstica, a coordenação da secretaria se reunia com a direção e professores de cada escola para fazer apontamentos individuais dos alunos verificar as dificuldades. “De acordo com essas avaliações de sondagens traçamos as formações pedagógicas ofertadas pelo município. Tivemos também palestras motivacionais gratuitas para os professores em parceria com faculdades”, aponta.

REFORÇO ESCOLAR

"Começamos a trabalhar os descritores dos pontos chaves da Prova Paraná, Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), formação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do referencial curricular do Paraná. Buscamos o foco. Nós ampliamos a oferta de contraturno, de reforço escolar para nossos alunos”, detalha a secretária. Ela explica que anteriormente o reforço escolar era oferecido para alunos em geral, e a partir de 2017 foi implantado o reforço diferenciado, com aula de alfabetização e um professor dedicado nos anos iniciais; e um com atividades específicas para os anos finais do ensino fundamental, de 4º e 5º anos.

Isso fez com que os conteúdos do dia a dia na sala de aula fossem apresentados com mais dinâmica, com questões envolvendo muitas experiências para o aluno ter mais autonomia e, consequentemente, desenvolver mais o raciocínio. “Criamos a Feira de Ciências para os alunos demonstrarem o que aprenderam, e também uma mostra pedagógica, para que o professor apresente o que desenvolveu no ano letivo. Isso incentiva o professor a mostrar o seu trabalho. Muitas vezes ele faz um trabalho tão bem, mas fica escondido. Ao mesmo tempo isso gera valorização do profissional”, detalha.

MAIOR EVOLUÇÃO

A escola que apresentou a maior evolução em São Sebastião da Amoreira desde avaliação anterior foi a Eufrosina Ribeiro da Silva. A unidade que estava com 5,8 em 2017, no Ideb 2019 a nota saltou para 6,9. “A clientela varia de ano para ano, mas o que valeu foi o trabalho da equipe pedagógica junto com o professor. As formações específicas, a valorização do profissional, o seu encorajamento e o professor acompanhando o dia a dia do aluno ajudaram a escola a obter esse resultado.”