O Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na Vila Nova (área central de Londrina), prepara uma intensa programação para comemorar a festa da Padroeira do Brasil. Cerca de 20 mil pessoas são esperadas para as celebrações, que começam às 5 horas, com uma missa. Segundo o padre Vandemir Araújo, esta é uma data importante para a Igreja católica e para Londrina. Os quase mil voluntários trabalham há cinco meses. Nove missas vão ser realizadas durante todo o dia – às 5, 6h15, 7h30, 9 horas, 10h30, 13h30, 15 horas, 16h30 e 18 horas.

Durante todo o feriado, os fiéis vão poder visitar as diversas barracas das pastorais, que comercializarão comida, artesanato e artigos religiosos. Diversos padres irão atender as confissões o dia todo nas dependências do Santuário. A tradicional benção dos carros acontece às 12 horas. Uma hora depois será realizada a benção especial para as crianças. E um dos momentos mais esperados pelos fiéis, a procissão luminosa, será realizada depois da última missa (18h) e a coroação da imagem da Santa com direito a show pirotécnico e muita festa.

A celebração das 15 horas será presidida pelo arcebispo Dom Orlando Brandes, que fará a abertura do Ano Nacional Mariano, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul. O Ano Mariano, decretado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) começa neste dia 12 de outubro e vai até 11 de outubro de 2017 para celebrar, fazer memória e agradecer.

A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam, recebendo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida. Na arquidiocese de Londrina, ela percorre as paróquias desde janeiro "Deus ofereceu ao Brasil a sua própria mãe" (Papa Francisco).