Santuário de Nossa Senhora Aparecida em Londrina deve receber até 50 mil fiéis
Serão 13 dias de festa com atividades religiosas, parque de diversões e barracas de alimentação; vacinas vão ser aplicadas no feriado
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 14 de setembro de 2023
Serão 13 dias de festa com atividades religiosas, parque de diversões e barracas de alimentação; vacinas vão ser aplicadas no feriado
Pedro Marconi

A festa da padroeira do Brasil no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na área central de Londrina, terá 13 dias na edição deste ano. A expectativa é que até 50 mil fiéis, inclusive, de outras cidades e estados, participem das celebrações. “É uma festa de cunho religioso, com entretenimento e vertente social. Esperamos um número grande de pessoas, maior que ano passado, por conta da dinâmica de atividades, principalmente, a novena, que traz pessoas de todas as regiões”, destacou padre Rodolfo Tristz, reitor do santuário.
LEIA TAMBÉM: Imagem de 5 metros de Nossa Senhora será restaurada em Londrina
A programação festiva terá início no dia 30 de setembro, com a liberação de um parque de diversões na praça que fica em frente à igreja, na Vila Nova. Os ingressos custarão R$ 5, de forma antecipada, e R$ 10 para quem preferir adquirir na hora. Já as atividades religiosas começarão em 1º de outubro, com a missa, que será celebrada pelo bispo emérito de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), dom Manoel João Francisco.
Entre os dias dois e dez de outubro haverá a novena, às 7h e às 19h30, com a participação de padres da Arquidiocese de Londrina. Também terão missas nos dias quatro e 11, véspera do feriado. Nesta data, serão três missas, sendo que às 19h30 terá a presença do arcebispo, dom Geremias Steinmetz. No dia oito também está prevista uma carreata.

Na festividade da padroeira, 12 de outubro, serão sete missas (5h, 7h, 9h, 10h30, 13h30, 15h, 17h), consagração das crianças (12h), procissão (18h) e coroação (19h). Das 8h às 11h30 e das 14h às 17h sacerdotes vão atender as confissões dos fiéis, que ainda poderão ter objetos benzidos às 7h e 17h.
UNIDADE
O tema refletido este ano é “Maria, Corresponsável da Missão, para a Unidade da Igreja”. “É um tema que foca na sinodalidade, no caminhar juntos, no diálogo e respeito pela dignidade humana. São 12 dias de preparação para a grande festa, que é de toda a cidade de Londrina. A fé está encarnada na história de Londrina, com suas paróquias, na grande maioria, tendo como títulos Nossa Senhora. Será um momento bonito e histórico e que as pessoas tendem a valorizar conforme nós provocamos essa valorização”, afirmou dom Geremias.
Durante o evento os fiéis terão à disposição barracas para adquirir alimentos. “Serão barracas típicas de nações. A barraca brasileira, por exemplo, é do santuário. As demais são destinadas a entidades sociais que o santuário tem parceria”, ressaltou padre Rodolfo.
SAÚDE
O santuário fez uma parceria com a secretaria municipal de Saúde para que em 12 de outubro sejam aplicadas vacinas, como contra a Covid-19, gripe e outras que fazem parte do programa nacional de imunização. Seis técnicos em enfermagem e dois enfermeiros supervisores vão recepcionar a população interessada das 6h às 19h. “São mais de 20 vacinas, entre aquelas destinadas a crianças, adolescentes e até adultos”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.
A orientação é para que as pessoas levem a carteirinha de vacinação. “Esperamos que seja um número relevante (de vacinados), não só das vacinas contra Covid e gripe, mas das outras, em especial do calendário das crianças”, comentou. Desde os primeiros dias de agosto a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Nova está improvisada em algumas salas cedidas pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, enquanto o prédio do posto é reformado.
Programação 12/10
0h – Terço dos homens
05h – Missa com padre Laurindo Lopes da Silva
07h – Missa com padre Alexandre Alves dos Anjos Filho
09h – missa com Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá
10h30 – Missa com Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus
12h – Consagração das Crianças com padre Cláudio Marinoni
13h30 – Missa com padre José Rafael Solano
15h – Missa com Dom Geremias Steinmetz
17h – Missa com Dom Geremias Steinmetz
18h – Procissão pelas ruas da Vila Nova
19h – Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

