A festa da padroeira do Brasil no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, na área central de Londrina, terá 13 dias na edição deste ano. A expectativa é que até 50 mil fiéis, inclusive, de outras cidades e estados, participem das celebrações. “É uma festa de cunho religioso, com entretenimento e vertente social. Esperamos um número grande de pessoas, maior que ano passado, por conta da dinâmica de atividades, principalmente, a novena, que traz pessoas de todas as regiões”, destacou padre Rodolfo Tristz, reitor do santuário.

LEIA TAMBÉM: Imagem de 5 metros de Nossa Senhora será restaurada em Londrina

A programação festiva terá início no dia 30 de setembro, com a liberação de um parque de diversões na praça que fica em frente à igreja, na Vila Nova. Os ingressos custarão R$ 5, de forma antecipada, e R$ 10 para quem preferir adquirir na hora. Já as atividades religiosas começarão em 1º de outubro, com a missa, que será celebrada pelo bispo emérito de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro), dom Manoel João Francisco.

Entre os dias dois e dez de outubro haverá a novena, às 7h e às 19h30, com a participação de padres da Arquidiocese de Londrina. Também terão missas nos dias quatro e 11, véspera do feriado. Nesta data, serão três missas, sendo que às 19h30 terá a presença do arcebispo, dom Geremias Steinmetz. No dia oito também está prevista uma carreata.

Programação foi divulgada nesta quinta-feira (14), durante coletiva de imprensa
Programação foi divulgada nesta quinta-feira (14), durante coletiva de imprensa | Foto: Pedro Marconi

Na festividade da padroeira, 12 de outubro, serão sete missas (5h, 7h, 9h, 10h30, 13h30, 15h, 17h), consagração das crianças (12h), procissão (18h) e coroação (19h). Das 8h às 11h30 e das 14h às 17h sacerdotes vão atender as confissões dos fiéis, que ainda poderão ter objetos benzidos às 7h e 17h.

UNIDADE

O tema refletido este ano é “Maria, Corresponsável da Missão, para a Unidade da Igreja”. “É um tema que foca na sinodalidade, no caminhar juntos, no diálogo e respeito pela dignidade humana. São 12 dias de preparação para a grande festa, que é de toda a cidade de Londrina. A fé está encarnada na história de Londrina, com suas paróquias, na grande maioria, tendo como títulos Nossa Senhora. Será um momento bonito e histórico e que as pessoas tendem a valorizar conforme nós provocamos essa valorização”, afirmou dom Geremias.

Durante o evento os fiéis terão à disposição barracas para adquirir alimentos. “Serão barracas típicas de nações. A barraca brasileira, por exemplo, é do santuário. As demais são destinadas a entidades sociais que o santuário tem parceria”, ressaltou padre Rodolfo.

SAÚDE

O santuário fez uma parceria com a secretaria municipal de Saúde para que em 12 de outubro sejam aplicadas vacinas, como contra a Covid-19, gripe e outras que fazem parte do programa nacional de imunização. Seis técnicos em enfermagem e dois enfermeiros supervisores vão recepcionar a população interessada das 6h às 19h. “São mais de 20 vacinas, entre aquelas destinadas a crianças, adolescentes e até adultos”, explicou Felippe Machado, secretário municipal de Saúde.

A orientação é para que as pessoas levem a carteirinha de vacinação. “Esperamos que seja um número relevante (de vacinados), não só das vacinas contra Covid e gripe, mas das outras, em especial do calendário das crianças”, comentou. Desde os primeiros dias de agosto a UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Nova está improvisada em algumas salas cedidas pelo Santuário de Nossa Senhora Aparecida, enquanto o prédio do posto é reformado.

Programação 12/10

0h – Terço dos homens

05h – Missa com padre Laurindo Lopes da Silva

07h – Missa com padre Alexandre Alves dos Anjos Filho

09h – missa com Dom Anuar Battisti, arcebispo emérito de Maringá

10h30 – Missa com Dom Luiz Soares Vieira, arcebispo emérito de Manaus

12h – Consagração das Crianças com padre Cláudio Marinoni

13h30 – Missa com padre José Rafael Solano

15h – Missa com Dom Geremias Steinmetz

17h – Missa com Dom Geremias Steinmetz

18h – Procissão pelas ruas da Vila Nova

19h – Coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.