Quem procura por mais proteção no trânsito tem a chance de recorrer ao evento de bênção dos carros, motos e condutores, promovido nesta quarta-feira (23) pela comunidade das Missionárias Claretianas. Esta é a décima edição do evento que faz parte da programação da Semana Nacional de Trânsito e tem o apoio da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização). Interessados devem comparecer com o seu veículo no estacionamento ao lado da Paróquia São Vicente de Paulo, na avenida Madre Leônia Milito, até as 17 horas.

Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Londrina  promove dia de bênção a veículos e condutores

“Esse ano, além dos carros, motos, das famílias e do motorista, estamos pedindo também que Madre Leônia, que é a protetora da vida no trânsito, também interceda pelo fim da pandemia, pelos doentes, médicos e profissionais que estão precisando nesse momento”, comenta a irmã Maria do Carmo Duarte, coordenadora do evento. Madre Leônia Milito foi vítima de um acidente na BR-369 em 1980 e desde 1988 há um processo de canonização aberto para que ela seja elevada à categoria de santa.

Na programação do ano passado, 2.200 veículos passaram pelo local para a bênção. Em 2020, a irmã Maria do Carmo acredita que o fluxo será menor. “Se vier metade do que foi ano passado já é bastante coisa. Não sabemos o que esperar neste ano da pandemia, em que as pessoas estão se comportando diferente, mas percebo um fluxo menor nessa manhã”, menciona. A fila para espera da bênção levava menos de cinco minutos.

Imagem ilustrativa da imagem Santuário de Londrina  promove dia de bênção a veículos e condutores

Vinícius Vidotti, 31, foi com seu veículo pela primeira vez. “Hoje em dia, a gente procura qualquer segurança. Temos que ter fé, cada coisa que a gente enfrenta na rua, não só acidente, mas roubo, violência”, menciona. O empresário aproveitou para levar as fitinhas abençoadas para a família. “É uma proteção a mais e eu que trabalho com carros é ainda mais importante estar abençoado”, brinca.

Vinícius Vidotti levou fitas de proteção para a família
Vinícius Vidotti levou fitas de proteção para a família | Foto: Lais Taine

Para alguns, participar do evento já é uma tradição. Nelsa Klein, 79, diz que está acostumada a todos os anos levar os veículos no dia da bênção no Santuário Eucarístico. “Esse carro é a primeira vez que eu trago. Eu tenho muita fé em Madre Leônia, já alcancei muitas bênçãos por meio dela. Venho não só pelo carro, mas por bênção pessoal minha”, afirma.

Para quem trabalha o dia todo no volante, passar pela bênção pode ter um significado maior, como é para Jean Carlos Reverso, 44. O motorista araponguense levou o carro que utiliza no trabalho. “Eu acho importante, ainda mais com a Madre Leônia, que é a nossa protetora e é daqui de Londrina. Eu sou de Arapongas e venho a Londrina todos os dias e estou todos os dias na estrada, então é importante ter essa proteção”, comenta.

O motorista Jean Carlos Reverso buscou proteção na rotina atrás do volante
O motorista Jean Carlos Reverso buscou proteção na rotina atrás do volante | Foto: Lais Taine - Grupo Folha

Além da bênção, os condutores recebem um adesivo da CMTU como orientação e fitas de proteção. A estimativa é de que o fluxo fique maior após o horário do almoço e no fim da tarde. Para agilizar os serviços, os voluntários irão se revezar durante todo o dia. Além da bênção desta quarta-feira, a coordenadora avisa que o Santuário Eucarístico e a Casa da Memória estão abertos diariamente, das 8 horas às 18 horas, para receber visitas.