Santo Antônio da Platina celebra padroeiro com bolo de 45 metros
Cerca de 5 mil pedaços foram comercializados em frente à Igreja Matriz na manhã desta quinta (13), feriado na cidade
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de junho de 2024
Cerca de 5 mil pedaços foram comercializados em frente à Igreja Matriz na manhã desta quinta (13), feriado na cidade
Celso Felizardo
A comunidade católica de Santo Antônio da Platina (Norte Pioneiro) celebra nesta quinta-feira (13), o Dia do Padroeiro, Santo Antônio de Pádua. O feriado foi marcado pelo tradicional bolo de Santo Antônio, que há 25 anos é montado em frente à Igreja Matriz. Neste ano, segundo os organizadores, o bolo ultrapassou os 45 metros, com cerca de 5 mil pedaços comercializados.
Após a celebração da missa das 7h30, o padre José Antônio Campos fez a benção com aspersão de água benta para que se iniciasse a distribuição do bolo. De acordo com a coordenadora do Cursilho da Paróquia Santo Antônio de Pádua, Aline Zava de Oliveira, em pouco mais de uma hora, mais da metade do bolo dos pedaços do bolo já havia sido levada pelo público. “A procura é muito grande. A comercialização começa até dois meses antes. Só hoje vendemos 900 pedaços”, conta.
A fabricação do bolo envolve um processo industrial que ocorre na cozinha da Casa de Encontros Dom Pedro Filipak e começa um dia antes da festa. A receita é produzida pelo confeiteiro responsável e é montada e confeccionada em módulos por cerca de 20 voluntárias do Cursilho. “O seo José faz o pão de ló e o glacê e as mulheres trabalham na decoração e na montagem da mesa. Dá muito trabalho, mas é compensador”, explica Aline Zava.
Da Casa de Encontros, os módulos são levados para o salão da Igreja Matriz para, enfim, serem montados e expostos em frente à Igreja. “Nesse ano fizemos 16 módulos. Antes da pandemia, esse número já chegou a 23, mas acredito que, em breve, retomaremos e até passaremos essa quantidade”, planeja.
Além das famosas medalhinhas, muito procuradas por quem procura o auxílio do santo casamenteiro, um pedaço do bolo continha um ticket para um par de alianças, prenda doada por uma ótica local. A renda com a comercialização do bolo será revertida para a manutenção de projetos e despesas da Igreja.
Além da missa das 7h30, outras duas celebrações ocorrem na Igreja Matriz, às 15h e às 19h30. Haverá a distribuição do pãozinho bento, que os fiéis colocam em potes de alimentos para a multiplicação, explica Aline Zava.