As Santas Casas de Misericórdia estão completando, hoje, 500 anos de filantropia. Em Londrina, a Irmandade da Santa Casa vem realizando diversas atividades para comemorar a data. Na quinta-feira foi realizada uma missa ao ar livre e renovada a coroação de ‘‘Maria, a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt’’. Hoje, às 10 horas, Maria será coroada pela primeira vez como Rainha Triunfadora do Hospital Mater Dei.
A história da entidade teve início em Portugal, em 1498, pelas mãos da rainha D. Leonor, esposa do rei D. João II. Na época, o confessor de D. Leonor, frei Miguel de Contreras, a aconselhou a criar um local para tratamento dos doentes que não tinham recursos financeiros.
Depois disso as Santas Casas se espalharam pelo mundo. A primeira instalada no Brasil, 45 anos após sua inauguração em Portugal, foi na cidade de Santos. No Paraná a primeira Santa Casa foi instalada em Paranaguá, em 1835. Em Londrina a Irmandade foi fundada em 1936 por iniciativa de um grupo de pioneiros. O objetivo era construir uma casa de caridade para atender os migrantes que vinham de todos os lugares do País. O hospital foi fundado em 1944. Segundo o provedor da entidade, Romeu Curi, ‘‘quando o hospital foi construído havia uma cúpula e quando um doente precisava de um médico ela era acesa. Era o modo de avisar o médico’’. Hoje a instituição responde por mais de 50% das internações hospitalares de Londrina. Atende perto de 100 mil pacientes/ano.

mockup