O levantamento da Uenp (Universidade Estadual do Norte do Paraná) sobre os 200 dias de pandemia da Covid-19 no Norte Pioneiro faz um recorte em relação aos óbitos e aponta Santa Cecília do Pavão (110 por cem mil habitantes) e Santa Mariana (105 por cem mil habitantes) com as maiores taxas. Considerando o número absoluto de mortes, Bandeirantes (23) e Cornélio Procópio (20) apresentam os maiores valores. A data dos 200 dias de pandemia é 26 de setembro.

Imagem ilustrativa da imagem Santa Mariana e Santa Cecília do Pavão têm altas taxas de óbitos por Covid
| Foto: Lis Sayuri - 16-05-2020

Os dados atualizados na quarta (30) pela prefeitura de Santa Mariana apontam 13 mortes por Covid-19, 11 suspeitos e 11 casos ativos. “Estamos com 13 óbitos em uma população de pouco mais de 11 mil. É uma demanda grande, mas os óbitos estão relacionados a fatores externos como surtos e não, propriamente, do vírus circulando no município. Muitos dos pacientes já tinham comorbidades e se contaminaram em cidades vizinhas”, comenta a secretária municipal de Saúde, Fabiana Olchaneski Hannouche.

Segundo ela, as ações seguem concentradas nos bloqueios e buscas ativas. “O processo de transmissão está desacelerando, mas acho que as condutas de enfrentamento devem ser em conjunto com os municípios maiores. É o nosso caso. Como somos interior e estamos próximo a Bandeirantes e Cornélio Procópio, que estão com números altos, sofremos muito mais com as ações das cidades maiores tanto na questão da flexibilização quanto no fechamento do comércio, por exemplo”, cita.

Em Santa Cecília do Pavão, o panorama divulgado nesta quinta-feira (1) mostra 43 casos positivos da doença e 4 óbitos em uma população de pouco mais de três mil habitantes. Até o momento, 15 pessoas estão em monitoramento domiciliar e cinco são suspeitos.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosimeiry Aparecido Rubio, dois óbitos podem estar relacionados a um surto que ocorreu em um frigorífico próximo à cidade. Em uma semana, o município registrou três mortes. "Foi logo após registrarmos um pico de notificações, com 14 pessoas que testaram positivo", afirma.

O aumento das notificações foi entre os dias 2 e 8 de agosto. "Conseguimos barrar o transporte de trabalhadores neste período durante 15 dias e isso ajudou a derrubar a propagação da doença", comenta. Santa Cecília do Pavão é vizinha de Nova Santa Bárbara e São Sebastião da Amoreira e segue as recomendações da 18ª Regional de Saúde para enfrentamento da Covid-19.

"Estamos trabalhando em conjunto com essas cidades, mas vejo que muitas pessoas estão achando que a doença foi embora porque os números em geral estão baixando. Isso é preocupante porque temos uma população com bastante idosos em famílias carentes e uma população significativa que trabalha em outras regiões", acrescenta.