No Norte Pioneiro, a esperança tem nome e endereço: Santa Cecília do Pavão. A cidade de aproximadamente 3.300 habitantes é uma das duas únicas no Paraná que já está vacinando contra a Covid-19 as pessoas a partir dos 18 anos, de acordo com levantamento da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). A outra localidade é Guaraqueçaba, no Litoral.

Imagem ilustrativa da imagem Santa Cecília do Pavão vacina público a partir de 18 anos contra Covid
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

No caso de Santa Cecília, o avanço é ainda maior. O município deverá finalizar nos próximos dias a vacinação total dos moradores adultos com, pelo menos, uma dose do imunizante. A população maior de idade é estimada em 2.570 pessoas. Já foram aplicadas 2.502 primeiras doses. Estão imunizadas com as duas doses ou unidoses 628 pessoas.

Enfermeira-chefe da UAPSF (Unidade de Atenção Primária em Saúde da Família), Rosimeire Aparecida Rúbio explicou que a cobertura expressiva foi possível graças a doses remanescentes, já que os grupos prioritários eram calculados a partir de estimativas e a população em geral tem números mais consistentes em razão do banco de dados do TSE (Tribunal Regional Eleitoral).

“Havia idosos que também estavam no grupo de comorbidades, mas vacinaram como idosos, e um foi sobrepondo o outro. Conforme vamos tendo disponibilidade, vamos abaixando o grupo e a idade. Além disso, a cidade é pequena. Em um único posto temos duas equipes do Programa Saúde da Família com todos os cadastros”, elencou Rúbio.

'NÃO DESPERDIÇAR NADA'

O município tem trabalhado com agendamento para a aplicação das doses, o que é feito de maneira ativa ou a pessoa liga no posto. “Se temos a vacina da Jansen, por exemplo, o frasco tem cinco doses. Agendamos para cinco pessoas e só abrimos o frasco quando as cinco pessoas estão na unidade. No frasco de dez fazemos o mesmo. Às vezes a validade é de seis horas depois que abre o frasco, então, procuramos não desperdiçar nada”, exemplificou.

Rúbio afirmou que só não conseguiu vacinar todos com uma dose ainda porque existem períodos a serem respeitados. “Quem positivou para a Covid tem que aguardar 30 dias e quem tomou a vacina da gripe tem que esperar 14 dias”, afirmou, também ressaltando o alto índice alcançado com a vacina da gripe: 94,74%. “Agora estou com pouca vacina (contra Covid). Algumas cidades estão atrasadas e acabaram fazendo a distribuição para esses municípios.”

EFEITO

A equipe da Saúde também aplicou a vacina nas pessoas que não moram efetivamente em Santa Cecília, mas mantém vínculo empregatício e, por consequência, estão circulando pela cidade, como os trabalhadores das cooperativas. Perto de chegar a 100% na campanha, o pequeno município já tem sentido os efeitos da imunização. “Nós, como profissionais de saúde, ficamos mais esperançosos. Antes estávamos com 10, 15 pessoas positivando para o coronavírus por dia. Hoje são duas, três”, comemorou.

A localidade teve 12 mortes desde o início da pandemia, porém, faz mais de um mês que não há registro de novos óbitos. Ao todo são 460 confirmações, com nenhuma hospitalização atualmente.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.