As equipes da Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina) estarão a postos para vacinar contra a gripe as pessoas que passarem por um dos ambulatórios da instituição nesta segunda (02) e terça-feira (03), das 10h às 15h. A vacinação é gratuita e está disponível para toda a população a partir dos seis meses de vida.

Nessas datas, as equipes estarão no Ambulatório do SAS (Sistema de Assistência à Saúde), na Rua Souza Naves, 219; e no Ambulatório do SUS (Sistema Único de Saúde), na Rua Pará, 598, ambos na região central. De acordo com a instituição, o plantão é uma oportunidade para que os pacientes dos ambulatórios, para quem mora ou trabalha no centro ou que está passando pela região se vacinem e se protejam contra o vírus da gripe.

Diretora Técnica da Santa Casa de Londrina, a pediatra Vivian Schneider destacou que esta época do ano, entre o final do outono e o início do inverno, é marcada por um aumento nos casos de crianças com doenças respiratórias, sendo a bronquiolite a principal delas. Segundo a especialista, a bronquiolite acomete principalmente crianças de até 12 anos de idade.

“A doença gera um desconforto para respirar, necessidade de oxigênio e muitos dias de internação”, aponta a especialista, nas redes sociais da Iscal. Ela detalha que a bronquiolite causa uma inflamação no pulmão da criança, dificultando a passagem do ar e comprometendo a respiração. Schneider complementa que diversos tipos de vírus podem levar ao quadro respiratório, como vírus sincicial respiratório, influenza, coronavírus, rinovírus e adenovírus, que circulam no dia a dia.

LEIA TAMBÉM:

= Paraná está em alerta com alta nos casos de doenças respiratórias

= Após abandono, reforma da UBS de Irerê terá nova licitação

Importância de vacinar toda a família

De acordo com a pediatra, alguns desses vírus são preveníveis com a vacina, impedindo que a criança fique doente. O imunizante contra a gripe, por exemplo, protege contra a influenza e está disponível gratuitamente para toda a população. Por isso, ela aponta a importância de vacinar toda a família, já que crianças menores de seis meses não podem receber a dose. “Quando eu vacino a família, eu consigo prevenir que esse bebê acabe ficando doente ao entrar em contato com alguém que está gripado”, reforça.

Imagem ilustrativa da imagem Santa Casa de Londrina oferta vacina contra gripe à população
| Foto: Emerson Dias/N.Com

Além disso, a diretora explica que é fundamental evitar locais com aglomerações, como shoppings, mercados e igrejas, por exemplo. “Se você tem um bebê pequeno, que acabou de nascer, evite visitas, evite que as pessoas vão até sua casa, beijem ou peguem o bebê, use máscara e álcool em gel. Tudo isso é prevenção. Se você fizer isso, a chance do seu bebê adoecer é muito pequena”, orienta.

mockup