Sanepar repassará para consumidor
Sanepar repassará para consumidor
A Sanepar e o setor industrial serão os maiores atingidos financeiramente quando a lei que cobra pelo uso da água entrar em vigor no Paraná. A avaliação é da responsável pelo Centro de Coordenação de Programas de Governo, Yara Eisenbach. Segundo ela, a Sanepar pagará sobre a captação, assim com as indústrias, as propriedades rurais, o setor comercial e os municípios pela exploração as bacias hidrográficas.
A Sanepar vai repassar essa cobrança para as contas de água. Porém, os valores serão ínfimos, centavos, assegura. A coordenadora disse que tudo vai depender da vazão dos rios. Quanto mais água disponível tiver, mais barato será o repasse para os usuários finais, contabilizou. Yara Eisenbach disse que a cobrança pelo uso é benéfica na medida que exige uma organização dos usuários de cada região.
As indústrias, os estabelecimentos comerciais, os donos de terra que usarem irrigação em suas propriedades e as prefeituras terão de sentar na mesma mesa para discutir planos de conservação e cuidado das águas. A crise mundial que está por vir não é mais a do petróleo, mas a da água. O mundo está preocupado na qualificação da água, observou. Sem falar que 90% dos rios que drenam o Estado são federais. A instituição de uma política de recursos hídricos nos garante o gerenciamento desses rios, defendeu Yara Eisenbach. (L.D)





