Sanepar realizará vistorias em Matinhos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de julho de 2007
Equipe da Folha 
Andréa Lombardo
Curitiba - Cerca de 2 mil imóveis da Região Central de Matinhos, no Litoral, já atendidos por rede coletora de esgoto, podem estar lançando os efluentes domésticos, ainda, de forma irregular. Para assegurar que o esgoto tenha destinação adequada, a Sanepar está convocando os proprietários a agendarem uma vistoria nas ligações domiciliares. A ação faz parte do programa Viva a Natureza! Se ligue na Rede. As visitas dos técnicos acontecerão de agora até setembro.
Segundo a assessoria de imprensa da Sanepar, o trabalho começou em março de 2006, mas como a maioria dos imóveis é de veraneio cerca de 70% , os técnicos têm dificuldade de encontrar os donos. A principal irregularidade encontrada nos imóveis já vistoriados foi de ligações nas galerias de águas pluviais. O lançamento clandestino do esgoto nessas redes contribui para poluição das praias, pois o efluente vai para rios e canais que desembocam no mar.
Quem não fizer a regularização está sujeito às penalidades previstas na legislação, pois lançar esgoto irregularmente, onde há rede coletora, é crime ambiental. A Sanepar notificará os clientes e comunicará o Instituto Ambiental do Paraná (IAP).


