Sanepar luta para manter tarifa sazonal
PUBLICAÇÃO
sábado, 16 de janeiro de 1999
Adriana Ribeiro 
A Sanepar encaminhará na semana que vem, ao Ministério Público do Paraná, o documento de defesa para que a empresa continue cobrando a tarifa sazonal, que entre dezembro e março de cada ano acresce em 20% o preço da água para as residências que consomem mais de 10 metros cúbicos, no Litoral do Estado.
De acordo com a assessoria de imprensa, a Sanepar usará como base decretos que institutem as tarifas sazonais e o conceito de cobrança de uso, como já acontece nas áreas de telefonia e energia elétrica.
Em dezembro, o juiz Leônidas Silva Filho, da 2ª Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas, decidiu pela imediata suspensão da cobrança da tarifa. A ação civil pública também pede a devolução do valor arrecadado com a cobrança, corrigido monetariamente e em dobro, desde dezembro de 1996. Na temporada, de um total de 40 mil residências, 13.277 pagam a tarifa.
Sem água - Obras deixarão bairros de Curitiba sem água neste final de semana. Hoje, a Sanepar estará fazendo a manutenção e adaptações na adutora que leva água tratada da Estação de Tratamento do Tarumã até Pinhais. Das 13 às 19 horas, parte do município de Pinhais, e os bairros Capão da Imbuía e Tarumã, em Curitiba, ficarão com o abastecimento prejudicado.
Amanhã, o abastecimento será interrompido das 7 às 12 horas, nos bairros Bigorrilho, Bom Retiro, Mercês e São Francisco. A Copel estará fazendo a manutenção na rede de energia elétrica na Rua dos Presbíteros, próximo ao reservatório São Francisco, que depende de energia para funcionar.


