O governo do Estado vai criar um parque turístico e ecológico em uma área de 2,3 mil metros quadrados dividida entre os municípios de Mariluz, Formosa do Oeste e Alto Piquiri (Noroeste do Estado). A região, banhada pelos rios Goioerê e Piquiri, reúne muitas belezas naturais.
A principal delas é o Salto do Paiquerê, no Rio Goioerê, no limite entre os municípios de Mariluz e Formosa do Oeste. Mesmo sem nenhum projeto turístico, centenas de pessoas da região já visitam o Salto do Paiquerê, principalmente nos finais de semana.
O secretário do Meio Ambiente, Hitoshi Nakamura, esteve anteontem em Mariluz para visitar a reserva e iniciar negociações para criação do parque.
Segundo Nakamura, o projeto depende basicamente da concordância dos fazendeiros em cederem as terras em regime de comodato para os municípios explorarem o turismo.
Empenho Os prefeitos dos três municípios estão empenhados em convencer os proprietários. De acordo com projeto elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente, o parque abrangerá basicamente 100 metros de margem dos rios Goioerê e Piquiri. No Salto Paiquerê e num ponto do Rio Piquiri, conhecido como Apertados, a área será de 200 metros. Em alguns pontos, será preciso recuperar a mata ciliar, totalmente destruída.
Fazendeiros que conversaram com Nakamura durante a visita querem mais detalhes sobre o projeto e garantias de que o turismo não vai prejudicar as áreas antes de decidirem se aceitam ou não a instalação do parque.