Parasitas que fazem ciclo em diversos animais, como os carrapatos encontrados nas capivaras que vivem no Parque Arthur Thomas, podem ser eliminados com um suplemento mineral, conhecido como sal
ecológico.
  Criado na década de 80 pela médica veterinária e bióloga Maria do Carmo Arenales, o sal ecológico é uma mistura de sal mineral e medicamentos homeopáticos. Além do carrapato, o suplemento combate moscas domésticas, de chifre, bernes e vermes.
  Para criadores bovinos, por exemplo, o controle desses parasitas pode provocar perdas econômicas. Segundo Maria do Carmo, que é especialista em homeopatia pelo Conselho Federal de Veterinária, o sal ecológico é uma alternativa eficiente para combater essas pragas. ‘‘Além de curar doenças, o sal ecológico aumenta a produção, a fertilidade e faz com que os animais ganhem peso’’, diz a
veterinária.
  Colocado no cocho (local onde o animal de alimenta), o sal é ingerido pelo animal por meio de lambidas. No caso do carrapato, por exemplo, ele suga o sangue do animal que está sendo tratado e morre antes de completar o ciclo do ovo. Segundo Maria do Carmo, é importante que o uso do sal seja contínuo, pois os parasitas estão constantemente presentes na natureza.
  ‘‘Lambendo o cocho, o animal ingere o sal por várias vezes no mesmo dia, e isso é importante. A continuidade do uso acaba com o ciclo dos parasitas’’ diz.
  A especialista garante que o suplemento não tem nenenhum tipo de contra-indicação. Além de pequenos animais, gado de corte e de leite, o sal ecológico também pode ser utilizado para combater parasitas em eqüinos. ‘‘O suplemento só traz benefícios. Melhora a qualidade do leite, da carne e possui custo baixo’’, comenta Maria do
Carmo.
  Cada pacote de medicamento homeopático apresenta 400 gramas e custa em média R$ 7,00. Em média são utilizados de um a três pacotes para cada saca de 25 kilos de sal. ‘‘A quantidade de medicamento utilizado é muito pouco e o controle das pragas ocorre de maneira eficiente’’, ressalta.

mockup