A Carta de Serviços ao Usuário é fruto da aplicação da Lei Federal nº 13.460/2017, instituída em 21 de junho de 2018, que cria o Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos em Londrina. Trata-se de um instrumento que visa desburocratizar os serviços públicos e facilitar o acesso da população à administração municipal, ao disponibilizar de forma organizada informações sobre os trabalhos prestados pelos órgão, bem como mecanismos de avaliação para tornar os atendimentos mais céleres e eficazes.

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- Em defesa dos usuários dos serviços públicos

Disponível no portal da Prefeitura - www.londrina.pr.gov.br - com banner destacado na página inicial, o serviço atualmente conta com 556 serviços listados. São demandas que incluem as secretarias de Saúde, Educação, Obras e Pavimentação, Assistência Social, Idoso, Defesa Social, Guarda Municipal, CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), Procon, Sercomtel, entre outros.O objetivo é auxiliar na participação, proteção e defesa dos direitos do usuário dos serviços públicos.

Com linguagem simples, o sistema apresenta a descrição do que é realizado, podendo haver opções como horários e locais de funcionamento, telefones para contato, onde buscar mais informações, como funciona o atendimento, quais os documentos e requisitos necessários. Pelo fato de poder ser acessado de casa ou do trabalho, este ambiente online muita vezes propicia aos munícipes a economia de tempo em deslocamentos que,muitas vezes,são desnecessários.

De acordo com o controlador-geral do Município, Newton Hideki Tanimura, a Carta de Serviços é uma ferramenta que vem para centralizar em um único lugar o maior número de informações à população.