SAIBA MAIS
Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre e salas frias, como bonés, toucas, mantas e etc
Tomar bebidas quentes como chás, chocolate, bem como ingerir sopas e caldos
Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas
É recomendado usar hidratantes tópicos para diminuir a sensação de pele seca
Usar cobertores que retenham calor principalmente no período do sono, quando há um declínio da temperatura corporal
Tomar as vacinas contra gripe
Buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios, ou dificuldades respiratórias
Buscar realizar atividades indoor, isto é, passear em locais como shoppings centers, pois ajuda a quebrar o ciclo da imobilidade
Fazer exercícios de alongamento com orientação de professores de Educação Física ou fisioterapeutas
Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente. Outras fontes de obtenção do nutriente são peixes como atum, sardinha e salmão. Gema de ovos, bifes de fígado e cogumelos também são ricos em vitaminas.
Em locais com lareiras é importante ter cuidado com manipulação do fogo e intoxicação pelo monóxido de carbono devido a janelas fechadas.
Fonte: Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia





