O primeiro final de semana de janeiro foi movimentado nas praias do Paraná. Desde o feriado de Reveillon, quando aproximadamente 1,2 milhão de pessoas lotaram os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, as praias estão coloridas pelos guarda-sóis dos banhistas. Como em todas as temporadas de verão, grande parte da população paranense praticamente muda de endereço para o litoral a partir do Natal até o Carnaval. Nessa temporada, entretanto, as previsões de clima para os próximos dois meses, com temperaturas altas, muito sol e chuvas apenas em pancadas de final de tarde prometem colaborar ainda mais para que essa paisagem continue.
Na BR-277, o movimento de carros saindo de Curitiba em direção ao litoral aumentou desde sexta-feira à noite, passando de 500 veículos por hora para 1,5 mil. A expectativa da Concessionária Ecovia é que esse crescimento se repita a cada final de semana. As prefeituras litorâneas também acreditam que aproximadamente 1,5 milhão de pessoas devem passar pelos 94 quilômetros de praias do Estado.
Para cuidar de todo esse pessoal, a Polícia Militar destacou 1,2 mil homens divididos entre o policiamento de estradas, ocorrências nos municípios litorâneos e serviço de guarda-vidas. Em cada uma das três estradas estaduais – PR-412 que liga Praia de Leste a Matinhos e Pontal, PR-407 entre BR-277 e Praia de Leste, e PR-508 entre Alexandra e Matinhos – 12 a 15 policiais fazem orientação aos motoristas.
Mas apesar do movimento, ‘‘a praia está tranquila’’, de acordo com o sargento Eliton da Silva de Souza do Corpo de Bombeiros de Matinhos. Cerca de 500 homens estão trabalhando como salva-vidas nas praias. Desde 29 de dezembro, quando começou a Operação Verão, até ontem, eles fizeram 8.888 advertências e orientações a banhistas e 233 salvamentos. Foram registrados, também, dois afogamentos, nos dias 28 e 29 de dezembro.
A Polícia Militar também acredita que o movimento no litoral deva aumentar mais durante a semana em função das atividades de verão que começaram a acontecer a partir desse final de semana, entre eles alguns shows.

mockup