Ruas do centro vão ter sentido alterado
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de julho de 1997
Da Redação 
O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) vai readequar e alterar o sentido de algumas ruas do centro da Cidade. O objetivo é aumentar a fluidez no trânsito, principalmente em trechos onde há pontos de formação de congestionamentos. Chamado de Vai e Vem, o projeto faz parte do Programa de Ação Imediata no Trânsito (Pait) e também da campanha Londrina Trânsito Livre. A campanha terá o lançamento oficial amanhã, às 9h30, na Praça Gabriel Martins, com a participação do prefeito em exercício Alex Canziani (PTB), vereadores e secretários municipais.
A primeira alteração será na confluência das ruas Senador Souza Naves, Minas Gerais, Santa Catarina, avenida Celso Garcia Cid e alameda Manoel Ribas. No local será construída uma rotatória para redistribuir o tráfego da região, com mudança no tamanho das vias e nova sinalização. O trabalho, que até ontem não tinha data prevista para começar nem para terminar, será complementado com a construção de novas guias, corte de canteiros e reforço no asfalto.
Logo após o término da rotatória, o Ippul começa as inversões de vias. O objetivo é aumentar o número de ruas paralelas com sentidos opostos, como ocorre na maioria das vias centrais. A primeira rua que terá o sentido alterado é a Minas Gerais, localizada entre a alameda Miguel Ribas a avenida Leste-Oeste. Hoje, ela corre no sentido alameda-avenida. Com a mudança, a rua Minas Gerais será ligada com a rua Senador Souza Naves (através da rotatória).
Outra rua que mudará de sentido é a Mato Grosso, no trecho entre a Benjamin Constant e a Goiás. A Mato Grosso apresenta atualmente dois sentidos: Benjamin-Goiás e Juscelino Kubitscheck-Goiás. A partir da mudança, será uma via só: o motorista vai poder alcançar a Mato Grosso através da JK e trafegar até a Benjamin Constant. Segundo o Ippul, as mudanças foram propostas após diversos estudos, que contaram com contagem volumétrica de tráfego e estudo de semáforos.


