Está sendo construída na Praça Osório, centro de Curitiba, a central de monitoramento de imagens que vai controlar 14 câmeras de vídeo que serão instaladas no calçadão da Rua XV e devem entrar em operação até o final do ano. A central, que será operada pela prefeitura com o apoio da Polícia Militar, terá ligação com o equipamento da Rua XV atráves de uma rede de cabos de fibra ótica e funcionará 24 horas por dia.
O módulo policial da praça, desativado pela PM há cerca de um ano, voltará em novas instalações. Ele será transferido para a lateral oposta da praça, na Voluntários da Pátria próximo ao edifício Garcez. Este local, segundo avaliação da PM, oferece melhores condições para acompanhar o movimento da Osório e do calçadão.
Toda a praça está sendo remodelada pela prefeitura. Uma das obras mais importantes, que acaba de ser concluída, é a reforma do sistema de drenagem das áreas vizinhas à Praça Osório, que vai evitar alagamentos na região central da cidade. As antigas galerias pluviais, algumas de cerâmica, foram substituídas por tubulações de concreto e ampliadas de 40 para 60 centímetros de diâmetro.
‘‘As galerias antigas não comportavam mais o volume de água nos dias de chuva e algumas delas estavam entupidas ou deterioradas’’, explica a superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Maria Lúcia Rodrigues. As obras foram custeadas com recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano (FDU) do governo do Estado. Paralelamente, a Sanepar fez a substituição das galerias de esgoto no entorno da praça.
Maior obra A intervenção na Praça Osório é a maior realizada pela prefeitura desde a década de 70, quando a praça ganhou canchas esportivas, banheiros públicos e foi incorporada ao calçadão. A obra inclui a substituição de 8.050 metros quadrados de piso em petit-pavê.

mockup