Uma rua do Jardim Piza (zona sul de Londrina) acabou se tornando um "ponto de encontro" entre moradores e simpáticos visitantes de quatro patas e nariz alongado, os quatis. O local "frequentado" pelos animais (além de quatis, é possível observar a presença de macacos e cutias) é a rua Barcelona, que conecta a avenida Europa com a rua da Natureza, localizada bem próximo à entrada principal do Parque Arthur Tomas, sede da Sema (secretaria municipal do Ambiente).

Imagem ilustrativa da imagem Rua próxima ao parque Arthur Thomas reúne quatis e macacos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

A cerca do parque está caída há pelo menos quatro anos, calculam os moradores. Famílias inteiras de quatis têm transitado livremente pela rua em busca de alimentos, o que tem causado, também, um aumento no número de acidentes envolvendo estes animais. Procurada, a Sema informou que o local recebeu melhorias, como a poda de árvores, porém ainda não há um prazo para a revitalização da cerca.

'JÁ VI SENDO ATROPELADO'

Moradora da rua Barcelona, a professora Patrícia Paschoalinotto avaliou que os atropelamentos destes animais ocorrem com certa frequência. "Eu já vi sendo atropelado. É mais ou menos frequente. Os carros descem correndo e é complicado porque, muitas vezes, eles (os quatis) atravessam e é nesse meio que são atropelados. Eles vêm mesmo atrás de comida. Eu tenho um pé de amora e eles vêm pegar as frutinhas. Eles vêm por conta de fome mesmo", lamentou.

Imagem ilustrativa da imagem Rua próxima ao parque Arthur Thomas reúne quatis e macacos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

PEDIDO DE MELHORIAS

Morador da rua Barcelona há mais de dez anos, o cientista social Eduardo Molina explicou que um grupo de moradores chegou a protocolar na Sema um pedido para que melhorias sejam feitas no local. Entretanto, sem sucesso até agora. O desejo dos vizinhos é que sejam instaladas lombadas que possam reduzir a velocidade dos veículos.

"Solicitamos as lombadas na rua, para evitar que o pessoal que está dirigindo venha muito rápido, para evitar que os animais sejam atropelados. E reduzir o acesso de caminhões, que é o que mais percebemos que acabam matando os bichos", explicou Molina.

No entanto, a situação não é exclusiva do trecho. Embora esteja localizado em uma área nobre de Londrina, o Parque Municipal Arthur Thomas não vem sendo revitalizado com a mesma velocidade que suas demandas exigem. Com exceção do trecho da avenida Dez de Dezembro, o parque encontra-se com boa parte das suas grades destruídas, tanto pela falta da manutenção adequada e pela ação do tempo, quanto pela ação de usuários de drogas que acabam buscando o local.

Imagem ilustrativa da imagem Rua próxima ao parque Arthur Thomas reúne quatis e macacos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

PROJETO ARQUITETÔNICO

Conforme apurou a reportagem, a Sercomtel Iluminação chegou a ser contratada pelo município de Londrina para realizar a instalação da iluminação pública na rua Barcelona. No entanto, conforme explicou o gerente de Parques e Biodiversidade da Sema, o biólogo Jonas Henrique Pugina, a execução do serviço precisou ser interrompida há cerca de dois meses. Ainda de acordo com ele, como a continuidade das obras no trecho dependeria de uma intervenção no calçamento, a secretaria decidiu esperar a conclusão de uma análise do projeto arquitetônico que está sendo feita pelo Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina).

Imagem ilustrativa da imagem Rua próxima ao parque Arthur Thomas reúne quatis e macacos
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Ainda assim, o gerente garantiu que a região do anexo do Parque Arthur Thomas vai ganhar, além de um novo cercamento, uma passagem de fauna, duto que permite o trânsito de animais silvestres. Este equipamento deverá ser construído embaixo da rua da Natureza, ligando o anexo do parque à sua unidade de conservação. Entretanto, Pugina não soube informar o prazo para o início desta obra.

A FOLHA também solicitou uma entrevista sobre o tema ao Ippul. Porém, não foi atendida até o fechamento desta edição.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1