A partir desta terça-feira (9) seis quadras da rua Guaporé, no centro de Londrina, terão a Zona Azul. São 63 vagas no trecho que vai da rua Paranapanema até a Rio Grande do Norte. O período máximo de permanência será de quatro horas. “Foi feito um estudo de viabilidade pela CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) e foi entendido por ter a Zona Azul neste trecho”, destacou Wellington Marcatti, coordenador do serviço.

A iniciativa pela demanda do estacionamento rotativo da região foi do Núcleo Guaporé da Acil (Associação Comercial e Industrial de Londrina). “Na área acima da rua Paranapanema o estacionamento é bem difícil e dificulta para o cliente chegar até as empresas. Foi uma solicitação (para implantação) que fizemos, também por conta da região do Detran (Departamento de Trânsito do Paraná)”, comentou a empresária Juliana Rissi, que integra o núcleo.

LEIA TAMBÉM: Londrina terá 1º consultório do Psicólogos Sem Fronteiras do país

As vagas para o motorista deixar o carro já existem, no entanto, os veículos costumam ficar longos períodos ao longo do dia. “Já colocaram as placas indicando e acredito que a conscientização virá com o tempo. Talvez pode ter algum transtorno na primeira semana, até todos que circulam associar, os colaboradores do comércio se organizarem. Mas será algo importante para o estacionamento fluir bem”, avaliou.

Não serão instalados novos parquímetros na via. “Estamos percebendo que com a questão dos meios eletrônicos de pagamento, como aplicativo, os colaboradores recebendo no cartão e no Pix, os parquímetros estão ficando obsoletos. Somente cerca de 8% dos acionamentos de ticket é pelo parquímetro. Mais de 60% é via aplicativo”, afirmou Marcati.

Pelo aplicativo Estacione Legal é possível resgatar o tempo não utilizando e renovar a permanência sem a necessidade de estar junto do carro. “Teremos colaboradores na Guaporé fazendo os atendimentos, fiscalizando e tirando as dúvidas dos motoristas”, garantiu. Atualmente o serviço dispõe de aproximadamente 60 colaboradores. A hora custa R$ 2,40 e o funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 9h às 13h.

Imagem ilustrativa da imagem Rua Guaporé terá Zona Azul a partir desta terça-feira
| Foto: Roberto Custódio

SEM NOVOS LOCAIS

A cidade tem cerca de 2.700 vagas de estacionamento rotativo no centro, avenida Bandeirantes, Centro Cívico e avenida Ayrton Senna, na Gleba Palhano. Hoje não existe projeto de curto prazo para levar a Zona Azul para outras localidades. “Mas sabemos de algumas áreas em que os comerciantes estão se organizando, como na Saul Elkind, perto da Arel (Associação Recreativa e Esportiva Londrinense), algumas regiões no entorno da avenida Bandeirantes”, citou.

RECURSOS

O dinheiro arrecadado com a Zona Azul é utilizado para manutenção do programa e para projetos sociais da Epesmel (Escola Profissional e Social do Menor de Londrina). “A Zona Azul é uma das únicas do Brasil em que o dinheiro retorna para a sociedade. A Epesmel utiliza esse recurso para manter o atendimento de dezenas de crianças e adolescentes de seis a 18 anos em serviços de fortalecimento de vínculos e preparação para o mercado de trabalho”, frisou.