Após um dia exaustivo de trabalho, a maioria das pessoas só pensa em chegar em casa, tomar um banho e relaxar. Já outras aproveitam a noite para suar a camisa, manter a saúde e se livrar do estresse diário. Praticantes de triatlon, ciclistas ou simples corredores. Seja qual for a modalidade escolhida, quem opta por manter uma rotina esportiva quando a noite chega faz questão de ressaltar os benefícios obtidos através dos exercícios físicos.
É o caso do grupo Trilha do Pedal, formado cerca de 100 ciclistas que há 10 anos se aventuram sob a luz da lua pelas estradas rurais de Londrina. ''O esporte deixa a gente saudável e sem estresse'', afirma o bancário Sinésio de Araújo, 50 anos, um dos fundadores do grupo. ''Em nosso grupo há ciclistas de 17 a 70 anos. São pessoas que adoram pedalar e que se reúnem informalmente para fazer passeios à noite e nos finais de semana'', explica.
Ele conta que os integrantes chegam a pedalar 50 quilômetros por noite, geralmente das 19 às 21h30. ''Durante o trajeto a gente supera limites, aprecia a paisagem e ainda preserva nossa saúde. Além disso, criamos um círculo grande de amizades, pois pedalando juntos corremos menos riscos'', destaca o ciclista, que pratica o esporte há 25 anos.
Para evitar o risco de acidentes, eles não descuidam dos equipamentos de proteção. ''Nunca tivemos acidentes graves. Isso porque todos os integrantes do grupo usam capacete, adesivos luminosos e mantêm a bicicleta em boas condições de uso'', destaca o vendedor José Carlos Ferreira, 58 anos, que faz parte do grupo desde o início. Outro integrante é o representante comercial Márcio Silva, que pedala há cinco anos. ''Tenho mais disposição para trabalhar.''
Compartilhar
Companheirismo é um dos ingredientes que ajuda o casal de dentistas Maria Luíza e Oscar Kasai a manter a pesada rotina de treinamentos de triatlon, modalidade que inclui corrida, ciclismo e natação. ''Treinamos há 10 anos, sempre no mesmo horário. Dessa forma nos sentimos mais seguros para correr à noite no Lago Igapó e compartilhamos coisas que aconteceram durante o dia'', diz Maria Luíza, 48 anos. Ela, que além de dentista é professora universitária, conta que começou a treinar à noite porque não tinha outro horário disponível. ''Atualmente esta rotina está totalmente incorporada ao meu cotidiano. Mesmo se eu não trabalhasse durante o dia, continuaria treinando à noite. Acho ótimo esse horário e depois do treino vou dormir totalmente relaxada'', ressalta.
É no início da noite que o estudante de Engenharia Civil Gilson Dias de Souza afirma conseguir melhor rendimento para as suas corridas diárias. ''Sem sol consigo correr mais e numa velocidade mais acelerada'', enfatiza. Ele conta que corre três vezes por semana, numa média de quatro quilômetros por dia. ''Venho correr no Lago Igapó sempre depois que saio do estágio e antes de ir para a faculdade'', diz. Souza revela que conseguiu perder cinco quilos em dois meses graças às corridas assíduas. ''Correr depois de um dia de trabalho também ajuda a relaxar e sinto mais disposição para ir para a aula'', ressalta.

mockup