Interditada desde o fim de semana, a rotatória da avenida Universo com Leste-Oeste, em Londrina, deverá ser liberada para trânsito nesta quinta-feira (27). A previsão inicial da prefeitura era de que isso ocorresse na quarta (26), no entanto, a chuva acabou impedindo a finalização dos trabalhos neste ponto, que é de intensa movimentação na cidade.

Rotatória está interditada desde o fim de semana; segundo a prefeitura, operários estão de plantão esperando o tempo melhorar
Rotatória está interditada desde o fim de semana; segundo a prefeitura, operários estão de plantão esperando o tempo melhorar | Foto: Roberto Custódio - Grupo Folha

Durante os dias de feriado de Carnaval os funcionários da empresa responsável pela obra atuaram na retirada de todo o asfalto antigo, reparos em tubulações e aplicação de nova base de brita, de aproximadamente 40 centímetros.

Agora, falta a execução da massa asfáltica no trecho de cerca de dois quilômetros, o que depende de tempo firme, já que leva de três a quatro horas para secar. “A ideia é aplicar a massa asfáltica na quinta de manhã. Os operários estão de plantão esperando a questão climática”, destacou Marcelo Canhada, secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia.

O Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) aponta que a quinta-feira deverá ser sem chuvas no Norte do Paraná. Proprietário de um estabelecimento que fica no local bloqueado, Odair Panicki afirmou que, por enquanto, as intervenções não estão atrapalhando. “Como começou a ser feito no feriado não prejudicou. Porém, se não liberarem logo vai me complicar”, avaliou o comerciante.

DESVIOS

Atualmente, quem trafega pela avenida Universo, saindo da Tiradentes para a rotatória, precisa acessar a rua Luís Delfino, em frente a um colégio particular, para poder desviar da obra. Placas de sinalização e cones indicam o caminho. “O trajeto acaba ficando mais longo, no entanto, se é para melhorar, precisamos ter paciência. Tomara que não atrase o decorrer dos serviços na Leste-Oeste", pediu a vendedora Adriana Gomes.

Motoristas vêm utilizando ruas do entorno para desviar da obra
Motoristas vêm utilizando ruas do entorno para desviar da obra | Foto: Roberto Custódio - Grupo Folha

Quem mora na região do jardim Leonor, na zona oeste, tem como possibilidade de acesso ao centro a rua Ruy Virmond Carnascialli e a avenida Tiradentes, além da avenida do Sol a partir da BR-369. Já os motoristas que vêm pela avenida Universo ou pontilhão do Leonor estão precisando seguir pelas ruas Castro Alves ou Casemiro de Abreu, no jardim Shangri-lá. Na quarta, o condutor que trafegava na Leste-Oeste no sentido centro-bairro estava virando na rua Orion.

TRECHOS

As obras na rotatória fazem parte do lote um de melhorias da avenida Leste-Oeste, que terá todo o piso trocado, adequações de galerias onde for necessário e reforço no asfalto com concreto nas extensões com pontos de ônibus. O primeiro trecho vai até o cruzamento com a avenida Rio Branco e o segundo até a Dez de Dezembro. O investimento total é de R$ 14,8 milhões.

ANDAMENTO

Há cerca de 15 dias os operários iniciaram a substituição do asfalto na Leste-Oeste entre a rua Casimiro de Abreu e a avenida José de Alencar. Em frente a saída dos ônibus do transporte coletivo, no Terminal da Zona Oeste, o pavimento já foi todo trocado até a rua Castro Alves. No lado debaixo, parte da terra movimentada pela obra invadiu a pista e se tornou lama com a chuva.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, o projeto elaborado por órgãos do poder público é para que a Leste-Oeste não tenha interdição total. “Terminando a rotatória vão dar sequência na Leste-Oeste e na medida que for avançando, vão atuando na parte debaixo. A ideia é não bloquear totalmente a pista para minimizar os impactos”, explicou.

Nos últimos dias a empreiteira que venceu a licitação deu início à fresagem no trecho dois, perto da avenida Rio Branco.