Cerca de 1.200 ciclistas vão participar da quarta edição da Rota das Catedrais, que terá como ponto de largada a Catedral Metropolitana de Londrina (Travessa Padre Eugênio Herter, 33, no centro da cidade). A saída será neste sábado (21), às 7h, e o percurso de 120 km será percorrido até Maringá (Noroeste). O ponto de chegada é Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

Imagem ilustrativa da imagem Rota das Catedrais terá a participação de 1.200 ciclistas
| Foto: Divulgação - Marcelo Riva

A previsão é que a prova termine até as 17h30. Para receber os atletas, seus familiares e amigos, haverá uma estrutura completa montada, com gastronomia através dosfoodtrucks, banda com música ao vivo e espaço de convivência com brinquedos, para as crianças, e de atendimento com os fisioterapeutas e enfermeiros. Também haverá estande dos patrocinadores de São Paulo, que entregarão brindes e amostras de produtos.

Durante todo o trajeto haverá equipes de apoio com médicos, enfermeiros, farmacêuticos e educadores físicos, três ambulâncias e outros quatro veículos. Os atiradores do Tiro de Guerra também ajudarão na organização e, ao todo, haverá sete pontos de distribuição de água, frutas e doces para os atletas, assim como suporte mecânico para atender os possíveis imprevistos com as bicicletas.

Se inscreveram para participar do evento atletas de 87 municípios da região e de outros estados, como de São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Devido ao grande interesse, os organizadores, Peterson Oliveira e Luciana Costa Oliveira, contaram que foi necessário ampliar o número de vagas ofertadas, visto que inicialmente estavam previstas 1.000 vagas

OITO IGREJAS

A Rota das Catedrais engloba oito igrejas, que remetem à colonização do Norte do Paraná.. São 90 km de pedaladas nas estradas rurais e 30 km na área urbana. Saindo da Catedral de Londrina, a primeira igrejinha avistada pelos atletas será a Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Colônia Lorena, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), construída há 55 anos.

A segunda será a Capela Santo Antônio, construída em madeira em 1955, no patrimônio Caramuru, que faz divisa entre Cambé e Rolândia (RML). A terceira será a capela São João Batista, considerada uma das mais belas da Rota e que fica em Arapongas (RML), na estrada para Sabáudia (RML). Ela é uma réplica da primeira igreja matriz de Arapongas. A quarta capela é a Nossa Senhora do Monte Carmo, situada na Estrada do Bom Progresso.

A quinta igreja será a Santa Luzia, na Vila Vitória em Sabáudia, e a sexta será a capela Santo Antônio, situada na Vila Progresso, no mesmo município. A Igreja Presbiteriana Paul D’Alho será a sétima igrejinha do caminho e a capela Sagrada Família é a oitava igreja no percurso.

TRÂNSITO

Para a largada e início do trajeto, os agentes da CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina) farão a organização do trânsito próximo à Catedral de Londrina. Os batedores da Guarda Municipal e da Policia Militar do Paraná acompanharão os participantes da largada até o Centro de Eventos de Londrina. Em seguida os ciclistas passarão por vias do entorno do condomínio Sun Lake Residence, com destino ao patrimônio de Caramuru, e para os outros municípios.

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Ubiratan, ter um evento do tamanho da Rota das Catedrais é motivo de orgulho para Londrina. “Para nós é muito importante receber esse encontro, porque somente de ciclistas são mais de 1.200 pessoas de diferentes localidades, que vão usufruir dos nossos hotéis, restaurantes, bares e espaços da cidade, fortalecendo o turismo na nossa região”, disse.

A Rota das Catedrais é um evento promovido desde 2017, mas devido à pandemia as edições de 2020 e 2021 não foram realizadas. A ação conta com apoio da Prefeitura de Londrina. (Com informações do N.Com)

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1