Rompimento de adutora deixa Cascavel sem água
Paulo Pegoraro
De Cascavel
O rompimento da principal adutora de água tratada da Sanepar, em Cascavel, deixou a cidade sem água na noite de anteontem, situação que ainda continuava ontem. O rompimento ocorreu no ponto em que a tubulação passa por baixo do prédio do laboratório de análises da Estação de Tratamento de Água, na região central da cidade. Parte do prédio teve que ser demolida para os reparos.
Os 62,4 mil domicílios da cidade deixaram de receber água e durante todo o dia a Sanepar abasteceu em carros-pipa para hospitais, postos de saúde, creches, estabelecimentos de atendimento emergencial e restaurantes. À tarde, já com a adutora recomposta, a água voltou a fluir pela rede, mas como houve despressurização, não chegava à maior parte das regiões da cidade.
O gerente da companhia, Afonso Marangoni, estimou que, na madrugada de hoje, com o consumo mínimo de água, automaticamente a pressão começaria a se formar e o abastecimento poderia ser inteiramente normalizado até a tarde do dia de hoje. Segundo a Sanepar, 98,54% dos domicílios de Cascavel são atendidos com água tratada e os 62,4 mil domicílios correspondem a 241,3 mil pessoas.
O gerente explicou que a adutora (que liga a Estação de Tratamento aos reservatórios) sofreu uma rachadura, a água passou a jorrar e provocou erosão sob o prédio. Este tipo de acidente não é comum porque a tubulação é muito resistente, feita em concreto centrifugado e com 1 metro de diâmetro. Além disso, o rompimento ocorreu num ponto de difícil acesso, e por ser logo na saída da estação, não foi possível cortar a água apenas de parte da rede da cidade, para os reparos.





