Rolândia - A secretaria municipal de Saúde realizou entre os dias 14 e 17 janeiro de 2017 o Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) em Rolândia (Região Metropolitana de Londrina). E o resultado foi de 4,9 %, colocando o município em uma situação de alto risco segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável. Os criadouros encontrados com maior frequência durante o levantamento foram os vasos e pratinhos de plantas.

Segundo o levantamento, os locais que apresentaram índices mais altos são: Jardim Campo Belo, Água Verde e Costa do Sol. De acordo com informações da prefeitura, as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya foram intensificadas nas regiões com os maiores índices através. As atividades incluem ações educativas, remoção de criadouros específicos e entrada de casa em casa.

A equipe da Saúde ressalta que a população tem um papel muito importante no combate ao vetor e deve atuar de forma ativa, mantendo os quintais limpos, sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente.Vasos e pratinhos de plantas devem ser verificados semanalmente para eliminar água parada.

Outra orientação é que pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados.

mockup