|
  • Bitcoin 142.028
  • Dólar 4,7700
  • Euro 5,1175
Londrina

Cidades

m de leitura Atualizado em 16/03/2022, 11:10

Rolândia está em situação de 'alto risco' para a dengue

Levantamento divulgado pela prefeitura aponta que em índice de infestação do Aedes aegypti chega a 37% em algumas localidades

PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 16 de março de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

A secretaria de Saúde de Rolândia (Região Metropolitana de Londrina) divulgou nesta semana o resultado do 2º Liraa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti) de 2022, realizado entre  7 e 11 de março. O município apresentou Índice de Infestação Predial de 4,1%, colocando a cidade em uma situação de "alto risco", segundo parâmetros da Organização Mundial da Saúde, que preconiza um índice de até 1% como aceitável. O mosquito é responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Imagem ilustrativa da imagem Rolândia está em situação de 'alto risco' para a dengue Imagem ilustrativa da imagem Rolândia está em situação de 'alto risco' para a dengue
|  Foto: Divulgação - Prefeitura de Rolândia
 

O departamento de Vigilância em Saúde realiza atividades diuturnamente para o controle do vetor.  Com base no Liraa, as ações serão direcionadas para as localidades com maior presença do vetor, que são:

Henrique Berger 37,5%

Costa do Sol 22,2%

Recauchutagem 15,8%  - área compreendida pelos bairros Teresópolis e Birigui (região compreendida próxima ao supermercado Boa Compra do centro até os quarteirões abaixo da delegacia e da escola Geralda Chaves Tiradentes)

Vidrinho 10,7% - área compreendida entre o Parigot de Souza e o Novo Horizonte até o Colégio  Estadual Padre José Herions.

Kartódromo 8%

Capricórnio 6,9%

Confira AQUI o levantamento

VISTORIA E PALESTRA

Nesta terça-feira (15), foi realizada uma mobilização contra o Aedes.  Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Rafael Dias, foram visitadas pelo menos 390 casas onde o índice de infestação foi maior, além de um trabalho de orientações e palestras na Escola Municipal Maria do Carmo Campos. Também foi iniciado o trabalho de Levantamento de Índice Amostral(LIA) nos distritos e áreas rurais do município. (Com informações da Prefeitura de Rolândia)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1