A Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia comunicou seu primeiro caso de suspeita de paciente reinfectado por Covid-19. Trata-se de um homem, 73 anos, residente na área central. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Marisa Aparecida Mendes Ferreira, ela ainda não pode cravar que é um caso de reinfecção porque ainda irá enviar as amostras para a Fiocruz para reavaliar o diagnóstico. "Segundo o Ministério da Saúde, acima de 90 dias é considerado caso suspeito de reinfecção e ele teve resultado positivo em exames RT-PCR nas duas oportunidades, um realizado em agosto e outro em dezembro", destacou Ferreira.

A reinfecção foi detectada por exame de Swab 113 dias após a data do primeiro registro da doença.
A reinfecção foi detectada por exame de Swab 113 dias após a data do primeiro registro da doença. | Foto: Arnaldo Alves/AEN

"Não temos ainda quando sairá resultado. Soltamos a nota diante da necessidade de retomar os protocolos de segurança. Eu estou vendo todos saindo sem mascara e não estão tomando cuidados. As pessoas não estão fazendo higienização das mãos, estão saindo de férias e viajando, indo para o shopping. De modo geral, em todo lugar está igual. Por mais que tenhamos a fiscalização, a nossa preocupação é o fim do ano. As pessoas estão com necessidade de ter contato com familiares, mas é um momento de muita cautela", alertou.

O prefeito de Rolândia, no norte do Paraná, Luiz Francisconi Neto, afirmou que o paciente positivado mora em um instituto de longa permanência para idosos. "O nosso protocolo é fazer o exame swab a cada 15 dias nesses idosos e nesse último veio positivado nesse paciente que já tinha sido positivado em agosto, ou seja, veio esse resultado por causa de um exame de controle. O paciente está bem, está assintomático. Por enquanto o único caso confirmado é esse e não tem nenhum outro para a gente ficar em cima por suspeita de ter contraído novamente”, destacou Francisconi.

O prefeito disse que não se mudou nada nos protocolos diante do surgimento desse caso . “A reinfecção é uma situação muito nova. Nem a ciência conseguiu entender do que se trata e atinge um percentual muito pequeno diante do número total de casos. Diante do desconhecimento que existe sobre a doença não tem muito parâmetro para dizer do que se trata. Todo mundo pensa que aquele que já foi infectado pelo vírus adquiria imunidade contra ele, mas nessa pandemia algumas cepas podem ter comportamento semelhante ao do vírus HIV e ficar alojado no organismo e posteriormente a pessoa teria a reinfecção do mesmo vírus”, destacou o prefeito.

“Neste momento não há pensamento de mudar estratégia de combate e o que a gente determinou no começo da pandemia para atendimento suspeitos continua com o mesmo protocolo. Não mudamos os protocolos para os médicos que estão atuando na linha de frente. Todos eles estão recebendo as mesmas orientações”, informou. Segundo o prefeito, aqueles pacientes que estão em isolamento domiciliar recebem essas mesmas orientações de reforço nos cuidados, como o uso da máscara, higiene constante das mãos e distanciamento social. Quem está no comércio ou na indústria segue protocolo adequado para cada caso. O paciente em que foi detectada a reinfecção está assintomático. Há casos de reinfecção mundo afora identificados a partir de 90 dias do primeiro registro da moléstia.

A reportagem procurou a Sesa (Secretaria de Estado de Saúde) e a 17ª Regional de Saúde de Londrina para comentar o caso, mas não obteve resposta.

Rolândia tem nesse momento 26 pacientes com Covid-19: 18 estão em isolamento social, sete internados em enfermarias de hospitais e um na UTI de Hospital. A UBS (Unidade Básica de Saúde) Central de Rolândia é o ponto de atendimento para as pessoas com casos suspeitos de Covid-19. A UBS atende das 7h até às 23h59 nos dias de semana – nos sábados, domingos e feriados, o atendimento é das 7 às 19 horas.

Conhecida como Posto Central, a UBS está localizada na rua Alzira Tiburski, 102. O protocolo do Ministério da Saúde indica que o paciente primeiro deve informar o caso por telefone antes do atendimento presencial.

O contato pode ser feito pelos números 3906-1125; 3906-1121; 3906-1145 e 3906-1134, de segunda a sexta das 8h às 17h, ou no plantão 24h pelos números 99166-0401 ou 99166-0332.