Rincoski assume 2º Comando Regional da PM
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 03 de dezembro de 2013
Celso Felizardo<br>Reportagem Local 
Londrina O tenente-coronel Fábio Luiz Rincoski assumiu ontem o comando do 2º Comando Regional da Polícia Militar, que tem sede em Londrina e abrange 90 municípios das regiões Norte e Norte Pioneiro. Em cerimônia na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Londrina, ele recebeu o posto do comandante interino, tenente-coronel Mauro Rolim de Moura, que ocupava a função havia dois meses, desde a promoção do coronel César Vinícius Kogut ao comando geral.
Com passagens por Paranavaí, Londrina E Apucarana, Rincoski permaneceu seis anos à frente do 18º BPM de Cornélio Procópio. Em maio deste ano, foi nomeado para o 5º Comando Regional de Cascavel. Cada um dos sete comandos regionais da PM no Paraná é responsável pela organização, supervisão, e controle dos batalhões de sua área de abrangência. Eles atuam no planejamento e coordenação das ações desenvolvidas.
Rincoski já tem indicação a coronel, patente máximo da PM, mas a promoção só deve ser assinada em fevereiro pelo governador Beto Richa (PSDB). Kogut conduziu a solenidade e destacou a experiência de mais de 30 anos de Rincoski na Polícia Militar. "É um oficial experiente que conhece esta região. Com certeza vai conduzir os serviços de forma eficiente para continuar reduzindo a criminalidade na região", afirmou.
O novo comandante pretende aplicar a mesmas diretrizes de gerenciamento que vinha utilizando em Cascavel, respeitando as especificidades da região. "Em Cascavel tínhamos uma atenção voltada às drogas que vinham da fronteira com o Paraguai. Aqui, também há este problema, mas a estratégia muda um pouco", comparou. Ele comemorou o reforço dos alunos que devem integrar a tropa. "Teremos uma injeção de sangue novo com 400 novos soldados em menos de seis meses", destacou.
Com a transferência de Rincoski, assume o comando do 5º Comando Regional o tenente-coronel Chehade Elias Geha, que estava em Curitiba. De acordo com Kogut, não há mais mudanças previstas nos comandos regionais. "Todas as mudanças já ocorreram, agora a equipe está formada para podermos reduzir a criminalidade em níveis aceitáveis pela população", apontou.
Kogut reconheceu que o Comando Regional de Londrina ainda é muito dependente de Curitiba no fator orçamentário, mas destacou os avanços operacionais. No entanto, ele disse reconhecer os esforços do governo estadual na Segurança Pública na região. "É uma unidade que, pela importância que tem, está sendo estruturada. Com estes avanços, poderemos melhorar ainda mais as ações".


