Riberão Claro deve decretar emergência
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de janeiro de 2005
Guilherme Gouveia<br> Reportagem Local 
Ribeirão Claro A Prefeitura de Ribeirão Claro (24 km a leste de Jacarezinho) deve decretar nos próximos dias estado de emergência no município. Desde a semana passada, a chuva já provocou a destruição de ao menos oito pontes e deixou outras quatro parcialmente danificadas. A situação é bem mais crítica na Zona Rural. Segundo o secretário de Administração, Fabio De Lucca, em uma análise preliminar, o município calcula cerca de R$ 1 milhão em prejuízos.
Apesar da gravidade, segundo o secretário, ninguém ficou desabrigado. Algumas famílias tiveram as casas alagadas, mas não precisaram se mudar. Por outro lado, as chuvas danificaram o acesso a distritos e patrimônios da cidade. Com um volume de água acima do normal, a estrutura das pontes que atravessam os afluentes do Paranapanema ficou comprometida. ''Tivemos ainda outros problemas, como deslizamentos, erosões e quebra de barreiras. Ao decretar situação de emergência, o município terá condições de buscar recursos do Estado, e até mesmo federais, para reconstruir o que foi danificado'', argumentou o secretário.
O prefeito Francisco Carlos Molini (PSDB) aguarda apenas um parecer da Defesa Civil para tomar a decisão. Além do transporte municipal de passageiros, que está interrompido, produtores rurais e cooperativas enfrentam dificuldades com o escoamento de safra.


