A Delegacia da Receita Federal em Londrina fez a entrega, nesta quarta-feira (22), de 92 caixas - aproximadamente 4 toneladas - com artigos de vestuários e cobertores para o Projeto Humanitário de Acolhimento de migrantes venezuelanos na região Norte do país, chamada "Operação Acolhida".

O projeto é comandado pelo Ministério da Defesa, através das Forças Armadas, e visa dar condições mínimas de proteção às pessoas em situação de vulnerabilidade que encontram-se naquela fronteira. Com o agravamento da crise econômica e social na Venezuela, o fluxo de cidadãos venezuelanos para o Brasil cresceu maciçamente nos últimos anos. Entre 2015 e maio de 2019, o Brasil registrou mais de 178 mil solicitações de refúgio e de residência temporária. A maioria dos migrantes entra no País pela fronteira norte do Brasil, no Estado de Roraima, e se concentra nos municípios de Pacaraima e Boa Vista, capital do Estado.

Segundo o Ministério da Defesa, essas roupas e cobertores serão muito úteis para formar um "enxoval" para as famílias que são autorizadas a ingressar no país e migram para outras regiões, de clima mais frio. Em geral essas pessoas estão com pouquíssimas peças de vestuário e nenhum tipo de agasalho.

Para o delegado da RF em Londrina, Reginaldo Cezar Cardoso, "o principal objetivo da Receita Federal no combate ao contrabando, é proteger a livre concorrência para os comerciantes regulares e que pagam seus impostos. Portanto é importante que essas mercadorias apreendidas tenham uma destinação com relevante caráter assistencial e não voltem a concorrer com o comércio regular".

Imagem ilustrativa da imagem RF de Londrina envia 4 t de vestuário para Operação Acolhida
| Foto: Divulgação - RF de Londrina

O vestuário foi retirado em Londrina pelos soldados do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30BIMec), de Apucarana, e seguirão de caminhão até Curitiba e depois, por via aérea, até Pacaraima, em Roraima. (Com informações da Receita Federal em Londrina)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1