O projeto de revitalização do trecho tombado do Calçadão, entre a Avenida Rio de Janeiro e a Rua Minas Gerais (área central de Londrina), aguarda um relatório do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac) para prosseguir. A expectativa era iniciar as obras ainda neste ano, mas algumas intervenções previstas pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul) foram questionadas pelo conselho, que agora discute possíveis alterações no projeto.
Segundo a presidente do Compac, Solange Batigliana, o projeto do Ippul propunha a preservação da Praça Willie Davids da forma como era antes da criação do Calçadão. "Mas nós entendemos que seria interessante manter o projeto original do Calçadão, feito em 1977 (pelo arquiteto Jaime Lerner), preservando o mobiliário e o paisagismo original", afirmou Solange. Naquele trecho está localizado o Cine Teatro Ouro Verde, tombado pelo Patrimônio Histórico Estadual; e também o piso em petit-pavé em preto e branco.
"Tinha vários itens (no projeto do Ippul) que estavam descaracterizando o projeto original", disse a diretora de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura, Vanda de Moraes. Para que a revitalização pudesse deixar o Calçadão o mais próximo possível do que era quando foi criado, no final da década de 1970, a secretaria resgatou partes do projeto original e o que não pode ser recuperado nos arquivos do município foi solicitado ao escritório de Jaime Lerner, em Curitiba.

Conjunto de bens, manifestações populares, cultos e tradições reconhecidos por sua ancestralidade, importância histórica e cultural numa região

Pedras decorativas usadas em calçamentos públicos ou em residências privadas

O Programa Folha Cidadania é o desafio social da Folha de Londrina no combate ao analfabetismo funcional