Réveillon no Barigui tem mais um processo
Emerson Cervi
De Curitiba
O advogado Vitório Sorotiuck, que representa a Associação dos Moradores e Amigos do Parque Barigui (Amaparque) e ONGs ambientais na ação contra a festa de réveillon no Barigui, apresentou uma nova petição ontem. Ele denunciou ao juiz da 1ª vara da fazenda pública três biólogos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) por omissão. Além das medidas judiciais, vou enviar denúncia ao conselho Regional de Biologia contra esse profissionais.
No laudo encaminhado ontem pelo Ibama ao Ministério Público, esses biólogos do órgão federal não se opõem à realização da festa da área de preservação ambiental. Segundo eles, não existem provas de que o evento causará danos à flora e fauna do local. Estamos contestando esse laudo porque ele omite informações e não tem base científica, disse o advogado. Sorotiuck baseou sua petição em análises feitas por biólogos da Sociedade para Proteção da Vida Selvagem (SPVS).
Biólogos da entidade afirmam que há espécies ameaçadas de extinção que vivem no parque e elas podem ser prejudicadas pela queima de fogos de artifício no parque. A Lei de Crimes Ambientais prevê que a omissão técnica nesses casos, principalmente quando há espécies em risco de extinção, pode se configurar infração, afirmou o advogado.
Termina na segunda-feira o prazo dado para os advogados da prefeitura apresentarem seus argumentos contra a ação proposta. Depois disso ele define se concederá ou não liminar suspendendo a festa no parque Barigui. A procuradoria geral do município informou ontem, pela assessoria de imprensa, que a prefeitura apresentará todos os recursos necessários para a realização do evento no local previsto inicialmente.
A prefeitura promete realizar uma megafesta de réveillon com a contratação de dezenas de bandas e 20 minutos só de queima de fogos. Os gastos previstos são de R$ 500 mil.





