Reuniões marcam 50 anos do Sesc
Reuniões marcam 50 anos do Sesc
Benê Bianchi
Dorico da SilvaResgate históricoOliveira em frente ao Sesc-Londrina: visão social avançadaO Sesc (Serviço Social do Comércio) do Paraná está comemorando 50 anos. A data exata de sua criação no Estado foi 10 de janeiro de 1948, mas as comemorações irão ocorrer durante todo o ano. Ontem, o diretor regional da entidade, Amauri Ribas de Oliveira, esteve em Londrina, se reunindo com funcionários para fazer um resgate histórico do Sesc. Essas reuniões estão ocorrendo em todas as 26 unidades da entidade no Estado.
Oliveira informa que o Sesc foi criado, no Brasil, por decreto assinado em 13 de setembro de 1948 pelo então presidente Eurico Gaspar Dutra. A idéia surgiu em Teresópolis-RJ, numa reunião de empresários preocupados com a situação em que se encontravam os trabalhadores do comércio após a Segunda Guerra Mundial, relata Oliveira. Era uma época de grande dificuldade econômica em todo o mundo. Na reunião foi elaborada a carta da Paz Social, em que constavam os princípios básicos para criação do Sesc.
Os empresários da época tiveram uma visão social muito avançada, observa Oliveira, acrescentando que, logo após a assinatura do decreto, a tarefa de administrar a entidade foi transferida para a Confederação Nacional do Comércio. A partir de então, o Sesc foi se expandindo e hoje está presente nas principais cidades de todos os estados brasileiros.
Segundo Oliveira, o Sesc é, basicamente, uma entidade educacional. Mas presta atendimento nas áreas de saúde, lazer, nutrição, recreação, cultura, mantém grupos específicos para a terceira idade, atividades de recração infantil e ainda administra hotéis para atendimento de seus associados.
Em Londrina, há duas unidades do Sesc (Aeroporto e Londrina). Segundo os diretores das unidades locais, Cilas Fonseca Vianna e João Frederico Gorla, no ano passado foram atendidos, na Cidade, cerca de 24 mil pessoas, entre usuários e sócios.
Para exemplificar o atendimento da entidade, os diretores locais citam que no restaurante da unidade da rua Fernando de Noronha são servidas, diariamente, 500 refeições. Também são atendidos cerca de 70 pacientes por dia na clínica odontológica. As duas unidades juntas atendem cerca de 400 alunos no ensino supletivo de 1º e 2º graus, além de cerca de 350 crianças da pré-escola.
A entidade é mantida pelos empresários, que destinam 1,5% do total da folha de pagamento, mensalmente.





