Retenção dental é tema de curso
Érika Pelegrino
De Londrina
O professor titular de cirurgia da Universidade de São Paulo (USP), Clóvis Marzola, termina hoje a primeira etapa do curso sobre retenção dental, problema que ocorre quando o dente não irrompe e fica no osso da arcada dentária.
A promoção, denominada Cirurgia Oral Dentes Retidos, está sendo promovido pela EISO (Empresa de Integração do Sistema Odontológico de Londrina) para 16 dentistas. Segundo Marzola, arcadas dentárias pequenas podem ser uma questão genética ou proveniente da miscigenação de raças. A retenção dental é muito comum no 3º molar, ou dente do siso, e no canino, mas todos os outros dentes também estão sujeitos à retenção.
Para evitar problemas em idades mais avançadas, o professor titular da USP explica que é preciso que o dentista faça o diagnóstico e preveja que aquele determinado dente poderá causar problemas no futuro.
Estou aqui num feriado santo ministrando o curso, justamente para trazer conhecimento para os dentistas sobre diagnóstico e técnicas cirúrgicas de correção, porque a maioria não faz o diagnóstico , comenta.
Durante o curso foram cadastrados 40 voluntários. A estudante Thaís Cristina Catarino, 20 anos, serviu de cobaia ontem, quando o professor extraiu quatro dentes retidos dela. Ela percebeu que tinha os dentes do siso retidos há três anos. Depois que retirei o aparelho que usava, meus dentes começaram a entortar. Daí o dentista tirou um raio X e viu que eram os dentes do siso que precisavam ser retirados, disse.
Thaís Catarino afirma que como não sentia nenhuma dor, apenas um pequeno incômodo, protelou e acabou fazendo a cirurgia ontem, três anos depois de ter sido diagnosticado o problema.





