Resultados acontecem a médio e longo prazo
Para o tenente Ricardo Eguedis, do 5º Batalhão da Polícia Militar de Londrina, de modo geral as campanhas educativas funcionam. ''O resultado vem sempre a médio ou longo prazo. As campanhas são bem vindas e sempre importantes. Vivemos numa sociedade sem limites e a educação é a base para a mudança de comportamento'', avalia.
Eguedis cita as campanhas relacionadas ao trânsito como um exemplo positivo do trabalho de conscientização da polícia. ''Todo mundo sabe que não pode beber quando vai dirigir e ninguém consultou o Código (de Trânsito) para saber que é obrigatório o uso do cinto de segurança. Mas hoje a maioria da população sabe do uso do cinto e isso é fruto de muito trabalho'', diz.
Para o tenente, a conscientização está diretamente ligada ao plano educacional, que se dá a longo prazo. ''É preciso analisar que mensagem, qual seu objetivo e para que público ela será disseminada antes de apontar se o impacto da campanha é positivo ou negativo'', declara Eguedis. (M.G.)





