Resultado de concurso da PM sai em dezembro
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 03 de outubro de 2003
Rosana Félix<br>Equipe da Folha 
Curitiba - A Polícia Militar (PM) do Paraná está convocando 1.660 candidatos aprovados em concurso realizado em maio de 2002 para dar prosseguimento ao processo de seleção. A corporação está oferecendo 1.327 vagas, sendo que cerca de 300 irão para o Corpo de Bombeiros. A próxima fase, o exame psicopatológico, será realizado em 12 de outubro, na Pontifícia Universidade Católica (PUC), em Curitiba. O resultado final está previsto para o início de dezembro. Os aprovados farão o treinamento de seis meses a partir de janeiro de 2004.
A defasagem de policiais na corporação é grande, porque muitos servidores estão se aposentado. Nos últimos meses, 1,2 mil PMs deixaram a corporação. Outros 500 estariam próximos de se aposentarem. ''O ganho real com o concurso é muito pouco'', observou o comandante da PM, coronel David Pancotti. Ele disse que pretende realizar novo concurso no ano que vem para dois mil postos. O novo concurso depende do aval do governador Roberto Requião (PMDB), para ser incluído na proposta orçamentária de 2004.
Segundo Pancotti, o processo de seleção e treinamento demanda investimentos, o que prejudicou a convocação dos aprovados no concurso há um ano e meio. ''Mas estamos fazendo a reciclagem dos policiais e dando cursos de polícia comunitária, para melhorar a atuação dos homens junto à população'', acrescentou.
A PM do Paraná também quer propor ao governo estadual um projeto de lei para transferir todos os PMs que realizam funções administrativas para atuarem no policiamento das ruas. Eles seriam trocados por policiais da reserva. ''Não temos muitos homens atuando na administração, porque já fizemos cortes, mas teremos garantia de que os policiais que estão sendo treinados irão efetivamente trabalhar nas ruas'', observou. O batalhão Coronel Dulcídio, em Curitiba, já adotou o projeto na quinta-feira.


