É a bordo de um Fiat 147 que Joel Viana Rabelo luta contra o tempo para chegar no horário certo na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e acompanhar as aulas do curso de Ciências Sociais. ''Às vezes saio do trabalho às 19 horas e tenho que me apressar para não perder o início das aulas, que começam às 19h15'', explica, informando que vai à aula depois de 12 horas de trabalho.
A correria também tem outra explicação. Após muitos anos fora das salas de aula, perda de tempo é uma coisa que não existe mais na rotina deste esforçado universitário. ''Já perdi tempo demais na minha vida'', afirma, referindo-se ao fato de ter abandonado os estudos na adolescência para trabalhar como mecânico e criar três filhos. ''Depois de proporcionar estudo para os três, resolvi realizar meu antigo sonho, que é fazer um curso superior'', relata.
Já de olho na sua meta, ele abriu mão da profissão de mecânico para se tornar porteiro de prédio. ''Passei a trabalhar 12 horas direto e folgar as 24 horas seguintes. Dessa forma sobrou mais tempo para estudar. Fiz isso após ler em algum lugar que incompetência é continuar fazendo as mesmas coisas esperando ter resultados diferentes'', afirma.
Depois de fazer Supletivo para concluir o Ensino Médio, Rabelo conta que viu o anúncio do cursinho pré-vestibular ofertado grautuitamente pela UEL e resolveu se preparar para o seu novo desafio. ''Valeu a pena. Após um ano de estudos em 2010 fui aprovado primeiro vestibular que prestei na vida. Foi uma das maiores alegrias da minha vida'', lembra.
Voltando à sala de aula aos 60 anos idade, Rabelo dá exemplos de dedicação. ''Tenho uma certa dificuldade de aprendizagem devido ao fato de ter ficado muitos anos longe dos estudos. Para compensar, sento na primeira carteira da classe e presto atenção a tudo o que o professor fala. Quando tenho alguma dúvida na hora de fazer os trabalhos acadêmicos peço socorro aos meus filhos'', diz. Ele conta que também conta com o apoio da esposa para manter a rotina de estudos. ''Ela não se queixa de eu passar horas estudando em casa'', afirma.
No futuro, Rabelo diz que pretende usar seu exemplo para motivar outras pessoas. ''Logo após concluir a faculdade quero fazer pós-graduação e trabalhar com formação humana. Pretendo realizar palestras para mostrar que é possível realizar sonhos independentemente da idade'', argumenta.
(M.R.)

mockup